TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Informatizadas

Trabalho Escolar: Empresas Informatizadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

EMPRESAS INFORMATIZADAS

Arapiraca-AL

2011

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

EMPRESAS INFORMATIZADAS

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos da Administração da Informação; Fundamentos de Lógica e Matemática Discreta; Educação a Distância; Organização de Computadores; Linguagens e Técnicas de Programação I.

Profª. Denise Dias

Profª. Elaine Araman

Prof. Éverson Morais

Prof. José R. Passini

Profª. Veronice Freitas

Arapiraca-AL

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Empresa A: MIBASA – Mineração Barreto S.A 5

2.2 Empresa B: Construcenter (José Humberto Mariana Silva) 6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

4 REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

No contato com informações em tempo real, compreendido em forma de produção textual interdisciplinar, analisei a historicidade de duas empresas as mesmas utilizam sistemas informatizados na automação de suas atividades rotineiras para melhor atendimento e gerenciamento de sua clientela e de seus departamentos. Ambas localizadas em cidades circunvizinhas Batalha – Belo Monte – AL. Frequentei para obtenção destas informações onde em pesquisa, usei os serviços de informações desde a gestão empresarial aos seus avanços tecnológicos, dados obtidos onde constam todos os fundamentos de sua adaptação e organização, mudanças eficientes com a implantação da tecnologia da informação.

CARACTERIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES EM ESTUDO

Empresa A: MIBASA – Mineração Barreto S.A, -"Mina Belo Monte", esta localizada no município de Belo Monte-AL - Brasil. Dentro do chamado sertão de Alagoano.

Endereço: Povoado Maria Preta- Belo Monte Al, S/N

CEP: 57.435-000.

Fone/Fax: (82) 3566-5370.

Website: www.mibasa.com.br

E-mail: mibasabm@mibasa.com.br

Ramo de atividade e Área de atuação: Extração de minério e calcário agrícola

Histórico: MIBASA – Mineração Barreto S.A, - "Mina Belo Monte",

A jazida encontra-se encravada na Serra do Boqueirão, tem uma extensão de dez quilômetros. O calcário é o dolomítico com 18% de MgO e rico em micronutrientes, entre eles ferro, manganês, silício, traços de cobre, zinco, molibdênio.

O calcário bruto é extraído da jazida com auxílio de perfuratrizes e explosivos, depois é transportado para a britagem e moagem.

O produto principal é o calcário dolomítico MIBASA, mas também é produzido todas as granulometrias de brita, pedra rachão, pedras ornamentais. Na produção do calcário também é coletado o Filler Calcário.

A MIBASA tem 50 anos de experiência no ramo de mineração e é sinônimo de qualidade. Tem como atividade principal a extração de calcário para uso agrícola. Tem uma reserva mineral de trinta milhões de toneladas, o suficiente para suprir as necessidades do nordeste do Brasil por mais de 150 anos.

Bens e serviços desenvolvidos pela empresa: Atende a toda população urbana e rural, com produtos de qualidade, inclusive entrega em domicílio e distribuição de calcário dolomítico, granulometrias de brita e pedras ornamentais.

Empresa B: Construcenter (José Humberto Mariana Silva)

Endereço: Avenida Governador Afrânio Lajes nº1522 – Batalha-AL

CEP: 57270-000.

Fone/Fax: (82)3531-1604/3531-1161

Web Site: www.construceter.com.br

E-mail: construcenter.bth@hotmail.com

Ramo de atividade: Material de Construção em geral comercia.

Histórico: A empresa foi fundada em 2005 com o nome de José Humberto Mariano Silva recebeu o nome de seu proprietário, ele juntamente com a sua esposa e 10 funcionários completam o quadro administrativo, atende em uma área de 1000 m².

Em 2006 passou a se chamar Construcenter, com a mesma qualidade dos serviços, no mesmo ano passou a ter uma web site próprio da loja acabando com as antigas promissórias geradas pelo sistema. No ano de 2008 todo o ambiente comercial da empresa passou a ser informatizado.

Bens e serviços desenvolvidos pela empresa: Atende a toda população urbana e rural, com produtos e serviços de qualidade inclusive, entrega em domicílio e distribuição de telha, tijolo, tintas, cimento, cerâmicas madeira etc.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Empresa A: MIBASA – Mineração Barreto S.A

O tipo de sistema utilizado na área de produção, os dados coletados são através dos próprios operadores. Os equipamentos (maquinas) têm seu próprio software, elaborado para aquele tipo de produção, quando excede o próprio sistema desarma mostrando onde há falhas na energia ou na Correa transportadora, esses dados são apresentado no painel de quadro de controle de comando mostrando o operador onde atuar na área do problema para que não haja perca de tempo, em busca de solucioná-lo.

O tipo de ambiente O sistema operacional é o Windows XP

O tipo de linguagem de programação são os aplicativos como: (Planilha eletrônica) Microsoft Excel, com a função de custos e gastos de produção, Microsoft Word, é usado para correspondências e avisos, etc., o Power Point é um aplicativo pouco utilizado mais com auxilio de data show é utilizado nas reuniões, já o Gestor passa auxiliar com função de emissão de nota fiscal eletrônica cadastro/descadastro de clientes ativado direto/indireto, vendas, cadastro de material, relatório de clientes, compra e venda.

Os profissionais envolvidos no desenvolvimento e manutenção exercem funções no setor administrativo e de produção, sendo que no escritório centro de informática, sistema de banco de dados, departamento ligado a empresa atua um técnico em informática, ele fica na matriz da empresa (escritório central) – Arapiraca, quando acontece algum problema no painel de controle as soluções parte do seu comando para ser resolvido ou determinado o problema. Na área da produção há várias pessoas envolvidas que são: os operadores do quadro de comando da área de produção (sistema eletrônico) e os operadores de carregadeira que utiliza o sistema de borda do equipamento para desempenhar seu trabalho diariamente. Técnico em laboratório que analisa o produto final PRNT, Percentual da Natureza do Produto, através do PRNT descobre o cálcio e o magnésio do produto e se eles estão dentro da norma do ministério da agricultura.

Os benefícios que esses sistemas trouxeram para empresa na área de produção em grande escala, passou a produz em média trinta toneladas de granulometria do produto por hora, estando dentro das normas estabelecidas para absorção do solo com maior eficácia para combater a acidez e o PH, produto neutro da terra, extraindo em alto índice em produção.

O controle da empresa antes da existência desses sistemas antes de existir o sistema informatizado a empresa trabalhava com um regulamento pouco arcaico por não envolver especialidade eletrônica, a produção era baixa e não atendia a clientela, produzia apenas treze toneladas por hora. A dificuldade de produção estava no aumento da gronometria que era alta, produto bruto, e com isso o produtor demorava mais para obter resultado com o produto utilizado.

2.2 Empresa B: Construcenter (José Humberto Mariana Silva)

O tipo do sistema utilizado é informatizado estar voltado para a comercialização de material de construção em geral, ou seja, a compra e venda de mercadorias na área de construção civil.

O tipo de ambiente o sistema operacional é o SIC, Sistema Integrado de Comunicação, com o acompanhamento dos seguintes programas, Microsoft Word, Microsoft Excel e o PDF.

Word: documentos, recibos, declarações e termo de responsabilidade; Excel: planilhas, despesas, pagamentos, fretes, descarrego, combustíveis e serviços para automóveis etc.; PDF: baixar boletos, impressão de documentos, relatórios de entrega e saída, cálculos de impostos.

Tipo de linguagem de programação SIC: usa-se para vendas processadas em orçamento, controle de estoque controle de financeiro, controle de entrega de mercadorias controle de saída de mercadorias, inventario, controle de cheques e controle de pagamentos.

Os profissionais envolvidos no desenvolvimento e manutenção estar nos setores de Administração, vendas e entregas de compras.

Os benefícios que esse sistema trouxe para empresa a maior satisfação para os clientes e o não sobrecarrega mento de profissionais nos setores.

O controle da empresa antes de existir esse sistema faltava muitas informações e o cliente não ficava satisfeito por não ter as respostas exatas no momento exato.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante as entrevistas nas duas empresas pesquisadas, descobrir informações e argumentos, a qual me ajudou a concluir este trabalho. Foi gratificante estar atualizado com as informações do sistema padronizado de informações, organização e criatividade de uma empresa, as mesmas são compreensíveis e proporcionam os serviços prestados em todas as partes, inovando e tornando a administração mais ampla e segura, planejar estratégias de negócios é uma tarefa cada vez mais prática e renovadora tendo como objetivos definidos ao alcance do sucesso planejado. Como aluno de ADS conseguir observar com precisão as vantagens dos meios de comunicação para o desenvolvimento empresarial, a linguagem e comunicação dos profissionais e a função administrativa que o mundo tecnológico oferece para as empresas.

A informação cedida pelos entrevistados me fez entender o papel que conduz um analista de sistema no mundo empresarial e a função da tecnologia na regra de comercio (compras e vendas) foi uma grande oportunidade para me familiarizar-se com os termos e ferramentas utilizadas além de poder identificar as informações que recebi durantes as aulas.

4 REFERÊNCIAS

Livro

SANTANA, Denise Dias; PERINI, Luis Cláudio; Fundamentos da Administração da Informação. São Paulo, 2009.

Sites

http://www.mibasa.com.br

http://www.construcenter.com.br

Entrevistas

GONÇALVES, Klesio; Subgerente da MIBASA – Mineração Barreto S.A. Belo Monte – AL

BRAZ, Everton Martins; Subgerente da Construcenter, Batalha - AL

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »