TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Do Produto Tubo De Transporte Petroleo Cru

Por:   •  7/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTEC - BENTO GONÇALVES

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Disciplina: Engenharia de Produto

Ano/semestre: 2023/2

Professor: Msc. Eng. Vagner Sartori

Aluno: Tôbias Pozzebon

Tubo de transporte petroleo cru

Descrição do produto:

Tubo de 3 metros de comprimento por diametro de 40cm

Um tubo de 3 metros de comprimento por 40 cm de diâmetro é um componente fundamental na indústria de transporte de petróleo. Este produto é uma seção cilíndrica feita de materiais resistentes, geralmente aço ou materiais compósitos, projetado para conduzir e transportar petróleo de um local para outro com eficiência e segurança.

Características do produto:

  1. Comprimento: O tubo tem 3 metros de comprimento, o que permite que ele seja facilmente instalado e conectado a outras seções de tubo para formar um sistema de transporte contínuo.
  2. Diâmetro: O diâmetro de 40 cm é adequado para o transporte de petróleo, uma substância densa e viscosa. Esse tamanho proporciona capacidade suficiente para lidar com grandes volumes de petróleo.
  3. Material: Geralmente, esses tubos são feitos de aço de alta resistência ou materiais compósitos, que são capazes de suportar as pressões e as condições adversas encontradas durante o transporte de petróleo.
  4. Conexões: Os tubos são projetados para serem facilmente conectados a outros segmentos do sistema de transporte por meio de juntas e conexões adequadas. Isso permite a construção de extensas redes de dutos.
  5. Revestimento: Muitos tubos usados no transporte de petróleo são revestidos interna e externamente para proteger contra a corrosão e garantir a integridade do produto transportado.
  6. Segurança: Devido à natureza inflamável e perigosa do petróleo, a segurança é uma consideração primordial. Os tubos são frequentemente equipados com sistemas de monitoramento e controle para garantir que o transporte seja seguro e eficaz.

Esses tubos desempenham um papel crucial na indústria do petróleo, permitindo o transporte eficiente de óleo bruto de campos de produção para refinarias e instalações de armazenamento, de onde ele é posteriormente distribuído para uso em produtos petrolíferos diversos.

Materiais:

Aços carbonos e inox, plasticos com proteção ou revestimento.

Testes e ensaios:

  1. Teste de Pressão Hidrostática: Este teste verifica a capacidade do tubo de suportar a pressão interna a que será submetido durante o transporte de petróleo. Água é geralmente usada como meio de teste. A pressão é gradualmente aumentada, e o tubo é inspecionado para vazamentos ou deformações.
  2. Teste de Ultrassom: O teste de ultrassom é usado para detectar defeitos internos, como trincas e inclusões. Isso ajuda a garantir que o tubo não tenha imperfeições que possam comprometer sua integridade.
  3. Teste de Destruição por Flexão: Nesse teste, um pedaço do tubo é submetido a flexão até a falha. Isso ajuda a determinar a resistência do material à deformação e à fratura.
  4. Teste de Corrosão: Amostras do tubo são submetidas a testes de corrosão para avaliar a resistência do material à degradação causada por substâncias corrosivas presentes no petróleo ou no ambiente.
  5. Teste de Soldagem: Se o tubo possui costuras de solda, são realizados testes para garantir a integridade das soldas, como o teste de radiografia.
  6. Teste de Estanqueidade: Este teste verifica se as juntas e conexões do tubo são herméticas, impedindo vazamentos.
  7. Teste de Flambagem: Esse teste verifica a capacidade do tubo de resistir à flambagem quando sujeito a forças de compressão.
  8. Teste de Fadiga: Para tubos que podem estar sujeitos a cargas cíclicas, como vibrações, são realizados testes de fadiga para garantir que o material seja durável.
  9. Teste de Impacto: Em alguns casos, é realizado um teste de impacto para avaliar a resistência do tubo a choques e impactos.
  10. Teste de Revestimento: Se o tubo possui revestimento interno ou externo, são realizados testes para verificar a aderência, a resistência à corrosão e a integridade do revestimento.

Esses testes são essenciais para garantir que o tubo seja seguro e confiável no transporte de petróleo, minimizando o risco de vazamentos, falhas estruturais ou outros problemas que possam causar danos ao meio ambiente e à segurança pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com