TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  1.489 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são as responsabilidades da organização nessa implantação?

As empresas precisam saber demonstrar atitudes éticas e responsáveis quanto à segurança e saúde do trabalho, desenvolvendo um política/cultura de SST. Seus valores, missão e visão devem levar em consideração de forma intrínseca essa preocupação. Certamente para um bom resultado com a implantação do SGSST, a organização deve ser a primeira a “comprar” essa ideia e dar o suporte necessário.

2. Quais são as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho? Em qual(is) ponto(s) desse processo ele faz a diferença?

Uma das principais formas de atuação do engenheiro é exatamente sendo elo de ligação entre o nível operacional com o estratégico da organização. Ele deve apontar quais os fatores críticos e onde devem ser concentrados os esforços. O EST pode ainda atuar em todas as etapas do processo de implantação de um SGSST, principalmente na aplicação do ciclo PDCA, pois esse profissional tem sólida formação técnica para as atividades inerentes à esse processo.

3. De que forma o SGSST se entrelaça com o PDCA? Qual o foco principal?

Os SGSST estabelecem diretrizes de forma genérica para implantação desse sistema porém não possuem uma metodologia própria para sua implantação. Dessa forma entra o ciclo PDCA que através de seus passos possibilita a organização a implantar de forma metodológica o sistema de gestão escolhido. O foco sem dúvidas estará sempre concentrado na constante tentativa de garantir um ambiente de trabalho livre de acidentes ou com os riscos minimizados. Esse é o objetivo de todo esforço na implantação do sistema de gestão em SST.

Johnnie Ferreira de Souza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (294.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com