TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  15/1/2019  •  Dissertação  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

A segurança é fundamental no ambiente de trabalho. A Engenharia de Segurança tem como responsabilidade primária a prevenção de doenças ocupacionais (ou profissionais) e acidentes no ambiente laboral. O engenheiro de segurança do trabalho tem como função evitar que os profissionais sofram acidentes ou danos psicológicos durante a jornada de trabalho, o profissional é o responsável por repassar informações que orientem os trabalhadores na prevenção de acidentes, alertar dos prováveis riscos e buscar soluções para prevenir ou minimizar esses riscos.

Entre as principais atividades do engenheiro de segurança do trabalho estão: fazer avaliações ambientais, analisar as condições de segurança e saúde no local de trabalho, elaborar laudos sobre insalubridade ou periculosidade, participar de perícias trabalhistas, criar projetos de prevenção de acidentes e promoção da saúde, desenvolver ações educativas e mobilizar os funcionários, proteger o trabalhador de riscos com máquinas e estruturas, mapear os perigos de acidentes pessoais, ambientais e materiais, fazer cumprir os métodos e técnicas orientados na legislação, garantir o uso do equipamento de proteção, realizar treinamentos de segurança com os colaboradores.

As doenças do trabalho representam forte impacto socioeconômico negativo para a sociedade. A existência do Engenheiro de Segurança é fundamental, pois,  através do seu trabalho há uma redução de despesas por parte da empresa e do estado, a empresa diminui as despesas com o tratamento de funcionários e indenizações que são muito caras e o estado diminui as despesas com INSS, que seria pessoas com doenças ocupacionais, mutilados por acidentes de trabalho, afastados para fazer tratamento, aposentados por invalidez e outras, além de preservar a saúde e integridade física do trabalhador.  Economicamente e socialmente falando, o EST desempenha um papel importantíssimo, buscando soluções que unem adequações seguras com menor custo e melhor condições de trabalho, visando o bem-estar e a saúde do trabalhador.

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com