TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  4/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

1. Período de depuração

É o período de operação assistida para ajustar o funcionamento e diminuir as falhas de um sistema, até que ele entre em regime permanente. Essas falhas são decorrentes de montagens pobres, matérias primas que não atendem as normas de especificação, defeitos congênitos, erros de projeto, falha de alguma peça, mão de obra, estocagem inadequada, a instalação necessita de ajuste e etc. Neste período, cabe a manutenção a reparar e corrigir o equipamento para que a falha não se repita.

2. Vida útil

Como o sistema já foi ajustado na primeira fase, agora a tendência é de ter poucas falhas. Neste estágio as falhas são causadas por eventos aleatórios, são complexas, incontroláveis e, algumas vezes, desconhecidas, como por exemplo: sobrecargas de voltagem, vibração, impactos, bruscas variações de temperatura e umidade, erros humanos de operação e etc. A melhor estratégia de manutenção é a preditiva, com monitoramento para detectar o início da fase de desgaste.

3. Período de desgaste

Representa a fase de envelhecimento, com taxa de falha crescente, dominada por falhas relacionadas ao desgaste da unidade. Inicia quando os componentes tenham ultrapassado os seus períodos de vida útil, caracterizada pelo desgaste do componente, corrosão, fadiga, trincas, deterioração mecânica, elétrica ou química, manutenção insuficiente entre outros. Aqui a melhor manutenção é a preventiva, pois já que o equipamento irá falhar, cabe a manutenção aproveitar a melhor oportunidade de substituir ou reformar o item.

4. Por que a curva difere entre elétricos e mecânicos?

Equipamentos elétricos como computadores e outros componentes eletrônicos costumam apresentar função de risco dominada pelo estágio de vida útil, com períodos curtos de falhas prematuras e falhas por desgaste. Já em equipamentos e componentes mecânicos, a função de risco é dominada pelos estágios 1º e 3º da curva da banheira. Aqui o desgaste aumenta gradualmente em função do tempo, sem estabilizar. Portanto o 2º estágio é praticamente ausente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com