TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  29/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Thiago Hissayuki Nogueira Inoue

Focar esforços somente mudanças na legislação pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?

É importante o embasamento na legislação para qualquer situação de trabalho, todas apresentam riscos ao trabalhador, mas não somente este ponto supri a saúde e segurança na produção para os colaboradores, cabe ao EST a capacitação profissional para normalizar a produção, aplicar treinamentos e expor os pontos para um ambiente de trabalho “saudável”.

Focar esforços somente em um maior esforço da fiscalização pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?

A fiscalização deve continuar rigorosa e constante, porém a aplicação de multas e punições não resolverá os problemas. Adotar medidas para o benefício do empregado e do empregador, a exemplo, rotinas de trabalho com pausas, palestras de treinamento e cuidados, ambientes adaptados corretamente, dentre outros, influenciaria na mudança cultural de uma empresa, apresentando a mesma ou maior produção com menos perigos aos funcionários.

Como a EST pode envolver os empresários do setor na mudança da realidade do “Chão de Fábrica” para promover mais SST nestes ambientes?

        Um dos papéis do Engenheiro de Segurança do Trabalho e apresentar ao empresário os benefícios da saúde e segurança do trabalho através de números, estudos, normas e fatos, favorecendo os colaboradores e influenciando diretamente na produção

Como um EST contratado por uma empresa do setor pode promover um ambiente de trabalho mais seguro e mais salubre nestas situações?

        Cabe também ao EST entender o trabalho a ser realizado, a aplicação em cara etapa de produção, estudar os riscos dessas etapas, e impor formas de minimiza-los para a realização de cada atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com