TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Segurança do trabalho

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

 A engenharia pode ser considerada uma ciência que objetiva a transformação da natureza para melhorias para os seres humanos, lógico que respeitando os limites dos meios em que vivemos para não causar alteração severas que possam prejudicar de alguma forma negativa o meio em que vivemos. Sendo assim, pode-se dizer que a engenharia é uma ciência, onde os engenheiros são profissionais que aplicam o conhecimento adquirido durante sua fase acadêmica para construção de soluções, melhoria de saúde, avanços tecnológicos, ou seja, buscando alterações benéficas da nossa realidade. Ao analisarmos o ambiente a nossa volta, consegue-se perceber que estamos rodeados de transformações benéficas realizadas por profissionais deste ramo, inclusive em temas como a saúde e segurança dos trabalhadores.

Dentre os profissionais da área de engenharia, encontram-se os da Segurança do Trabalho, que buscam meios de evitar os acidentes de trabalho, bem como as doenças ocupacionais. Ou seja os Engenheiros de Segurança do Trabalho – EST buscam zelar pela integridade física e saúde do trabalhador, eliminando ou reduzindo os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Executa sua profissão planejando, administrando e fiscalizando planos de prevenção de acidentes e doenças profissionais, reduzindo e/ou eliminando os riscos de acidentes e/ou adoencimentos no ambiente de trabalho, levando em consideração as legislações e Normas Técnicas Regulamentadoras pertinentes. E ainda, deve-se levar em conta a proteção, o fomento e conservação da saúde do trabalhador em todos os sentidos, no que compete ao bem estar físico, social e mental.

Vale ressaltar que, é de extrema importância ao profissional da EST o conhecimento do binômio ambiente de trabalho x trabalhador, facilitando assim o reconhecimento, avaliação e controle dos riscos que possam afetar a saúde dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com