TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia e Segurança no Trabalho

Por:   •  2/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3
  • O que mantém o trabalhador seguro, nas atividades envolvendo a construção civil? Sorte, organização, planejamento ou todos?  
  • Organização, planejamento, capacitação e comprometimento de toda uma equipe são, sem dúvida, os pilares da segurança dos trabalhadores.
  • Com um planejamento adequado, todas as fases do processo, as necessidades para o desenvolvimento do mesmo, as eficiências e problemas que podem ocorrer no ambiente de trabalho, podem ser cuidadosamente analisados, e antes da execução, melhorias podem ser implementadas. Na maioria das vezes, a falha dos projetos não ocorrem devido a execução, mas devido ao planejamento não ter sido a contento.
  • A organização é uma etapa que já começa no planejamento e tem que ser colocada em prática durante a execução do trabalho, um bom planejamento já insere dados que organiza todo o processo. Materiais e ferramentas em seus devidos lugares, sinalização adequada e em local correto são umas das práticas de organização que agregam muito valor para a segurança.
  • Porém, como mencionado acima, não apenas planejamento e organização mantém o trabalhador seguro, é de extrema importância que os mesmo tenham capacitação, sendo bem treinados para realizar a atividade e também ter comprometimento.
  • O vídeo didático de segurança na construção civil, retrata de forma cômica os momentos de distração que se tornam quase acidentes e fatalidades. A nível mundial o setor de Construção Civil está entre as atividades que apresentam as piores condições de segurança, e está em segundo lugar na frequência de acidentes registrados no país. A segurança e a saúde do trabalho na área da construção civil baseia-se em normas regulamentadas descritas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entre as normas que norteiam tais atividades, a NR 18 - “CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, define regras para prevenção de acidentes de trabalho para a indústria da construção civil e estabelece diretrizes administrativas, de organização e planejamento para implementar medidas de controle e sistemas preventivos nos processos desta atividade.
  • Acredito que como Profissionais de Segurança do Trabalho e futuros Engenheiros de Segurança do Trabalho, não podemos crer ou contar como se a sorte fosse uma ferramenta a ser utilizada em nosso ambiente de trabalho, portanto devemos ter uma visão preventiva ao planejar e organizar as atividades em um ambiente, visando sua sustentabilidade.
  • Assuntos ligados à segurança e saúde do trabalhador são de extrema importância e devem ser pautados sempre e posto em prática, devendo ser tratadas como uma prioridade, fazendo necessárias as medidas de prevenção e proteção.
  • No Brasil, a legislação de segurança e saúde do trabalho é composta por “Normas Regulamentadoras”, leis complementares como portarias e decretos, além das convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
  • A NR 18 - “CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, define regras para prevenção de acidentes de trabalho para a indústria da construção civil e estabelece diretrizes administrativas, de organização e planejamento para implementar medidas de controle e sistemas preventivos nos processos desta atividade.
  • Apesar de existirem várias normas e recomendações que tratam sobre o assunto, os indicadores oficiais disponíveis retratam que a construção civil é a atividade econômica que mais mata trabalhadores no Brasil.
  • Assim sendo, uma boa organização e um bom planejamento no ambiente de trabalho, são capazes de tornar o ambiente seguro e com menores probabilidades de exposição do trabalhador aos riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (216.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com