TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Por:   •  25/4/2016  •  Seminário  •  5.699 Palavras (23 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANDRÉ XAVIER

CAROLINE FERRETTI

ELMAREA RODRIGUES

GUILHERME MELO

JAMYLLE SOUZA

TALITA SAKAI

ERGONOMIA

São Paulo

2016


ANDRÉ XAVIER

CAROLINE FERRETTI

ELMAREA RODRIGUES

GUILHERME MELO

JAMYLLE SOUZA

TALITA SAKAI

ERGONOMIA

Trabalho para o curso de engenharia de produção apresentado à Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Professor Carlos Pestana.

Orientador: Carlos Pestana

São Paulo

2016


“Nenhum trabalho será tão urgente ou importante, que não possa ser planejado e executado com segurança.”

Petróleo Brasileiro S/A - Petrobrás


RESUMO

Ergonomia é a ciência do conforto. Envolve aspectos ligados a anatomia, fisiologia, biomecânica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.

A ergonomia tem sido fator de aumento de produtividade das empresas e da qualidade do produto bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando à interação com o ser humano. A ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isso é, sobre suas características psicofisiológicas, para a partir deles, conceber equipamentos ou modifica-los e não o contrário, isso é, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa.


ABSTRACT

Ergonomics is the science of comfort. It involves aspects of the anatomy, physiology, biomechanics, anthropometry, psychology, engineering, industrial design, information technology and administration in order to provide more comfort to the man, safety and efficiency in any activity.

The ergonomics has been increased productivity of factor companies and product quality and the quality of life of workers, in that it is applied for the purpose of improving the environmental conditions in order to interact with the human being. Ergonomics is structured from the scientific knowledge of the human being, that is, on their psychophysiological characteristics, for from them, designing equipment or modify them and not the other way around, that is, apply the knowledge in machines and then look The right person.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Tabela de processos         14

Gráfico 1: Distribuição do percentual das teleatendentes em relação
à disposição, concentração e postura antes e após a Ginástica Laboral        20

Gráfico 2: Distribuição do percentual das teleatendentes em relação à dores musculares e articulares, procura ambulatorial, sensação de cansaço muscular e mau-humor antes e após a Ginástica Laboral         21

Gráfico 3: Distribuição do percentual das teleatendentes em relação ao estresse, insônia, dores de cabeça e tensão no trabalho antes e após a Ginástica Laboral        21

 Gráfico 4: Distribuição do percentual das teleatendentes em relação ao absenteísmo antes e após a Ginástica Laboral         22

Distribuição do percentual das teleatendentes em relação à produtividade antes e após a Ginástica Laboral        22


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        7

2        HISTÓRICO        8

3        DEFINIÇÃO        10

4        CARACTERÍSTICAS        12

5        TIPOS        13

6        ETAPAS DO PROCESSO        14

7        EQUIPAMENTOS        16

8        VANTAGENS E DESVANTAGENS        18

9        APLICAÇÕES        28

10        LIMITAÇÕES        29

11        CONCLUSÃO        30

12        REFERÊNCIAS        31


1 INTRODUÇÃO

Segundo a Professora Doutora Lizandra Lupi Vergara, 2002 a cada dia as máquinas efetuam mais trabalhos. Esta difusão da mecanização e automação aumenta o ritmo de trabalho, podendo se tornar, em certas ocasiões, menos interessante. Por outro lado, ainda existem muitas tarefas manuais que necessitam grande esforço físico. Uma das consequências do trabalho manual, além do aumento da mecanização, é que cada vez mais os trabalhadores sofrem com dores nas costas e pescoço, inflamações nos punhos, braços e pernas, e tensão ocular. O estudo do trabalho em relação com o entorno, em que se leva em consideração o ambiente de trabalho e quem o realiza (os trabalhadores), é a base que fundamenta a Ergonomia, utilizada para determinar como projetar ou adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador a fim de evitar problemas de saúde e aumentar a produtividade. Em outras palavras, fazer com que o trabalho se adapte ao homem, e não obrigar o trabalhador a adaptar-se a ele.

2 HISTÓRICO

Embora não exista um material consistente sobre a história da ergonomia, sabe-se que teve grande incremento depois da 2° Guerra Mundial, quando a industrialização toma um impulso maior, e começa a surgir uma maior integração entre homem, atividade e máquina.

Quase 100 anos mais tarde em 1949, reuniu-se, pela primeira vez, na Inglaterra, um grupo de cientistas e pesquisadores interessados em discutir e formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. O termo ergonomia foi adotado nos principais países europeus, substituindo antigas denominações como fisiologia do trabalho e psicologia do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (477.6 Kb)   docx (465.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com