TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

1- A ergonomia tem como foco o posto de trabalho, fazendo com que o trabalhador seja atendido em suas necessidades fisiológicas, de modo a assegurar-lhe a preservação de sua saúde física, cognitiva e emocional e sua segurança, aumentando, consequentemente, a eficiência na execução do trabalho.

2- Pode-se dizer que teve origem com o trabalho de Taylor ao estudar cientificamente problemas relacionados ao trabalho e produtividade.

3- No Taylorismo, o homem era considerado praticamente uma máquina. O ambiente e as condições físicas do trabalhador em seu posto não eram observadas ou incluídas como possíveis causadores de baixa produtividade e/ou acidentes. Ao contrário, estes eram atribuídos à tendência que os trabalhadores possuem à vadiagem e negligência. Embora seja o trabalhador quem irá executar as funções em seu posto de trabalho, este não tinha direito a emitir opinião sobre a melhor forma de fazê-lo. Era peça isolada das decisões do trabalho, e seria pago proporcionalmente ao produzido, levando-o, com o tempo, à exaustão.

4- Difere-se do taylorismo sobretudo ao considerar decisivo o fator psicológico e emocional dos trabalhadores. São observados fatores que influenciam a produtividade antes não considerados pela teoria clássica, como relações interpessoais entre os trabalhadores,  recompensas - que não a financeira - , valores e costumes passados e absorvidos entre os membros do grupo bem como as formas de aumentar a satisfação psicológica da equipe.  

5- Ergonomia de Concepção - Está vinculada ao projeto como um todo, porém, sujeito a mudanças devido a dificuldade de se observar todos os aspectos ergonômicos do trabalho, antes de ser colocado em prática.  

    Ergonomia de Correção - É elaborada e aplicada com o intuito de corrigir/melhorar um ou mais problemas ergonômicos de uma situação ou processo que já está em andamento.

   Ergonomia de Conscientização - Busca elucidar aos operários formas de executar o trabalho visando a diminuição do cansaço, como boa postura, alongamentos e utilização correta de ferramentas.

   Ergonomia de Participação - Busca difundir os conceitos ergonômicos dentre os operários de modo que sejam, cada um, colaboradores, identificando e resolvendo problemas relacionados à seus postos no dia a dia.

6- A ergonomia

7- Macroergonomia é a tentativa de integração dos sistemas sociais e tecnológicos dentro das organizações, focando não somente no posto de trabalho, mas também em como os postos de trabalho interagem entre si e com as tecnologias utilizadas, ver a organização como um grande sistema complexo, sem partes isoladas.

8-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com