TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Por:   •  25/11/2015  •  Ensaio  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Federal de Mato Grosso

Campus Universitário de Rondonópolis

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas

Engenharia Agrícola e Ambiental

Manejo e Conservação do Solo e da Água

Docente: Edna Maria Bonfim Silva

Discentes: Carla dos Reis        

                  Gabriela W. Souza

Priscilla C. Martins

        Rosier Maia

IMPLANTAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA ADUBO VERDE: Crotalária ochroleuca

Rondonópolis - MT

Abril/2013

Universidade Federal de Mato Grosso

Campus Universitário de Rondonópolis

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas

Engenharia Agrícola e Ambiental

Manejo e Conservação do Solo e da Água

Discentes:         Carla dos Reis        

                  Gabriela W. Souza

Priscilla C. Martins

        Rosier Maia

Relatório apresentado como avaliação parcial na disciplina de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Solicitado pela Prof. Dr. Edna Maria Bonfim Silva.

Rondonópolis - MT

Abril/2013

RESUMO 

A aplicação de cinza vegetal em plantio agrícola apresenta-se como uma importante oportunidade de restituição de parte dos nutrientes removidos pelas culturas. A reciclagem das cinzas reduz a necessidade do uso de fertilizantes comerciais, contribuindo com a redução da acidificação do solo. Desta forma objetivou-se com este trabalho a avaliação da implantação de adubos verdes, do crescimento e produção da parte aérea de plantas de crotalária ochroleuca submetido à aplicação de cinza vegetal. O experimento foi conduzido em área experimental na Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis – MT. O mesmo foi implantado em dois canteiros de 4x4 m caracterizando 16m2, sendo que apenas um dos canteiros recebeu a aplicação da cinza.  A coleta do experimento foi realizada aos 91 dias após a semeadura e as variáveis analisadas foram: altura das plantas, diâmetro do caule, leitura SPAD e pH do solo. O canteiro que recebeu a aplicação de cinza demonstrou melhor desenvolvimento das plantas de crotalária, alcançando uma altura média das plantas de 1,23 m. Porém a aplicação da cinza vegetal não diferiu o Ph do solo entre os dois canteiros.

PALAVRAS – CHAVE: Cinza vegetal, crotalária ochroleuca, adubos verdes.

INTRODUÇÃO

A Adubação Verde é uma prática agrícola, que tem como objetivo melhorar a capacidade produtiva do solo. Essa melhoria ocorre através da adição de material orgânico não decomposto de plantas exclusivas para esta finalidade, ela pode ser realizada com diversas espécies vegetais, Segundo Kluthcouski (1980), como por exemplo, as leguminosas e gramíneas. Porém a preferência pelas leguminosas está consagrada por inúmeras vantagens, dentre as quais, destaca-se a sua capacidade de fixar nitrogênio direto da atmosfera por simbiose. Contudo, plantas de outras famílias também podem ser utilizadas na adubação verde, principalmente, se o objetivo é a manutenção da cobertura do solo, e não a incorporação de resíduos. Segundo BORTOLINI et al. (2000), resíduos de gramíneas, em virtude de sua baixa taxa de decomposição, determinam melhor proteção do solo, além desta família possuir maior volume de raiz, o que melhora a porosidade e agregação do solo, representando a melhor alternativa na associação com leguminosas comerciais (IGUE, 1984).

O potencial da adubação verde como prática conservacionista é indiscutível e tem sido recomendada por proporcionar benefícios significativos à agricultura (ALMEIDA & CAMARA, 2011). A adubação verde restaura e intensifica um grande número de processos de vida, deixando o solo mais fértil e mais saudável para a cultura seguinte.

Nas culturas implantadas com a finalidade de cobertura do solo, adubação verde e mesmo as produtoras de grãos com alta produção de biomassa na parte aérea, torna-se, por vezes, necessário um manejo especial para fracionar, reposicionar e/ou colocar o material em contato com a superfície do solo.

Entres as espécies utilizadas para adubação verde, destaca-se a crotalária ochroleuca que é uma leguminosa anual, de crescimento arbustivo ereto, que pode atingir 1,5 a 2,0 m de altura. Foi introduzida na região dos Cerrados, devido à possibilidade de desenvolver-se em solos quimicamente “pobres” e com baixos teores de matéria orgânica.

A principal vantagem da utilização de espécies leguminosas na adubação verde refere-se a possibilidade de redução da quantidade de nitrogênio aplicado na adubação química, pois essas plantas têm a capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico, por meio de simbiose com bactérias do gênero Rhizobium/Bradyrhyzobium nas raízes, enriquecendo-se o solo com esse macronutriente e tem a potencialidade de fixar 133-200 kg.ha-1 de Nitrogênio.

A crotalária ochroleuca vem sendo utilizada na rotação de culturas como forma alternativa de combate aos nematóides. Monteiro (1993) relata que espécies de crotalárias são geralmente desfavoráveis ou pouco adequadas à reprodução de nematóides do gênero Pratylenchus spp., mas pode haver raças ou populações desses nematóides que conseguem se multiplicar ou se manter nessas plantas; as reações variam com as espécies e suas populações, tanto das plantas, como dos parasitos.

Dentre as espécies de adubos verdes ela destaca-se por ser de crescimento muito rápido e ter um grande potencial de descompactação do solo por conta das suas raízes mais agressivas.

A fertilidade dos solos, a nutrição e a adubação são componentes essenciais para a construção de um sistema de produção eficiente. A disponibilidade de nutrientes deve estar sincronizada com o requerimento das culturas em quantidade, forma e tempo.

A cinza vegetal se dá pela queima de material orgânico e vem sendo utilizada na agricultura como adubo do solo, contêm cálcio, magnésio, fósforo e outros elementos que podem ter influência no desenvolvimento das plantas. A flexibilidade da utilização da cinza vegetal como fonte de nutrientes para as culturas depende da fertilidade do solo, das exigências nutricionais e da origem da cinza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (314.2 Kb)   docx (189.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com