TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia de altura

Por:   •  12/5/2016  •  Ensaio  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

Nomes: Henrique F. Isse (562565) e Poliana Ely Ohlweiler (562011)

Disciplina: Ergonomia

Professor: Eduardo Becker Delwing

TDE: Faça medidas das alturas de três assentos para diferentes funções (exemplos: escritório; sala de aula; sala de estar / jantar). A seguir meça a altura poplítea de uma pessoa.

  1. Compare as alturas dos assentos com a altura poplítea medida;
  2. Avalie as diferenças encontradas quanto ao desempenho e conforto de cada assento.

Altura poplítea – 44cm

Sala de jantar – 52cm

Sofá – 51cm

Cadeira de praia – 45cm

 

Uma das principais dimensões a ser considerada no projeto de assentos é a altura poplítea, que corresponde à altura do assento (da parte inferior da coxa até sola do pé). Para uma altura de assento ser considerada boa, ela deve fazer com que a coxa esteja bem apoiada no assento, sem esmagamento de sua parte inferior, e com os pés apoiados no chão, pois a postura com os pés em balanço pode, na maioria das vezes, ser fatigante. O Brasil possui uma diversidade étnica bastante grande, o que acarreta em diversas pessoas com alturas diferentes (algumas vezes muito diferentes). Por essas tantas diferenças no quesito altura, é sempre aconselhado que as cadeiras possuam uma faixa de ajuste considerável, como, por exemplo, entre 36 e 55 cm de altura.

Para o nosso estudo de caso, a altura poplítea foi medida na posição sentada de uma mulher de 1,64m de altura, resultando em 44cm com base na parte inferior da coxa (altura poplítea). A altura poplítea medida foi comparada com a altura de três assentos: sala de jantar, sofá e cadeira de praia. Na cadeira da sala de janta a medida obtida foi de 52cm a partir da parte inferior da coxa, no sofá foi de 51cm e na cadeira de praia 45cm.

        Com esses resultados podemos encontrar variações nas alturas dos assentos, interferindo no desempenho e conforto de cada um. No caso da sala de janta e do sofá apresentaram assento muito alto, o que pode gerar uma pressão na parte inferior das coxas, porém os pés não chegaram a ficar em balanço. Apesar de não ficarem em balanço, as pernas ficaram bastante esticadas, o que pode gerar um certo desconforto após um período de tempo mais longo. A cadeira de praia foi a que chegou mais perto da altura poplítea, sendo a altura máxima aceitável e com o apoio para os braços. Os cotovelos também ficaram na posição e altura ideal, o que gerou uma sensação de mais comodidade e conforto, fazendo com que talvez se ficasse mais tempo sentado sem ter que levantar ou se reacomodar.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com