TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia na computação

Por:   •  30/9/2016  •  Artigo  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE - Cidade

Segurança no Trabalho

Ergonomia

Nome: Insira seu nome aqui - R.A.: 9999999999

Curso – Nº Semestre
Professor: Nome do Professor


Índice

A História......................................pg. 3

O Que É........................................pg. 4

Aplicação na Computação............pg. 5

Resultados....................................pg.7


A História

O médico italiano Bernardino Ramazzini foi o primeiro a manifestar estudos a respeito da ergonomia e as lesões relacionadas ao trabalho, já no século XIX Frederick Winslow Taylor lançou seu livro “Administração Científica” com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar os trabalhos sem prejudicar o bem-estar dos trabalhadores.

Em 1900 outro pesquisador aprimorou as ideias de Taylor, Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian desenvolvendo o “Estudos de tempo e movimentos” tendo um melhoramento na abordagem da ergonomia no trabalho, com a segunda guerra mundial a preocupação do tempo que os soldados ficariam em aviões também causou mobilização a respeito, nascendo assim aviões com mais conforto para os pilotos.

O termo ergonomia foi introduzido no vocabulário inglês nos anos 50 onde foi fundado em Oxford a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), e em 1961 ocorreu na Suécia o primeiro congresso da Associação, já nos EUA foi criado o termo Human Factors Society em 1957, levando o uso desse termo até os dias atuais.

Apesar disso, acredita-se que a utilização da ergonomia se dá desde os primórdios da humanidade, com a utilização de pedras afiadas como objetos cortantes, ou então pedras nas extremidades de gravetos para servir de martelos e lanças, facilitando a vida das pessoas na época.


O Que É

A palavra “Ergonomia” é derivada de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (normas e regras).

Ela é a ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.

Ou seja, ela veio para tornar o trabalho uma atividade menos desgastante para o trabalhador, como indicações de posturas que não tragam desconforto, ou sistemas de alavancas para otimizar a força.

O objetivo dela é beneficiar tanto o colaborador, diminuindo lesões e desconforto, quanto a empresa, diminuindo casos de afastamentos, ou até indenizações decorrentes de lesões permanentes.


Aplicação na Computação

Os profissionais da computação têm, como rotina, ficar horas e horas sentados em frente a computadores e dispositivos, concentrados em suas funções, o que as vezes faz com que adotem posturas incorretas.

Além do profissional, há também o estudo e a adaptação do ambiente para as necessidades do profissional.

Então, a ergonomia tem grande importância para garantir ao colaborador um melhor rendimento, evitando o cansaço excessivo durante o dia. E também, reduzindo possíveis problemas futuros derivados da má postura.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

 

Dos problemas relacionados à postura, os mais comuns são: dores nas costas e pescoço.

Porém, há também inchaços das pernas, entupimento de vasos, cãibras nos dedos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (142.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com