TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia o que é

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INSTITUIÇÃO:UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO:ENGENHARIA ELÉTRICA

TURMA:4ºSEMESTRE

PERÍODO:NOTURNO

Ergonomia e segurança do trabalho

ASSUNTO / TEMA:

EMPRESA VIRTUAL,COM SISTEMA CIPÁTICA

DISCIPLINA:

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

DATA DA SOLICITAÇÃO:

21/10/2015

DATA ENTREGA:

25/11/2015

PROFESSOR:

Eng° Eduardo Christiano Cecone

ALUNO(S):

Nome do Aluno

RA

Daniel de Souza Santos

8406122880

Edson Vieira

8406121185

Wagner João da Silva

8097924636

São Bernardo do Campo

- 2015 -

1-Definição de ergonomia e segurança do trabalho

Para uma melhor compreensão dos dois temas iremos explicar o que significa a palavra ergonomia.

Esta é uma palavra  de origem grega,em que ERGO significa trabalho e NOMOS significa regras,normas e leis.

Se  entendermos que se trata de uma ciência,podemos afirmar que é a ciência aplicada para um único objetivo,facilitar o trabalho executado pelo homem.

Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem, tendo o trabalho como uma concepção ampla, abrangendo não somente apenas aqueles executados com máquinas e equipamentos, mas toda uma situação que envolva o homem e sua atividade produtiva, tanto em ambiente físico como em aspectos organizacionais.

A Ergonomia utiliza conhecimentos de áreas como a   (Sociologia, Psicologia, Antropologia) e da saúde (Fisiologia, Anatomia) para compor seu escopo de conhecimentos.

Alguns autores como Montmollin, Murrel , Self, Wisner, Couto e Leplat tem suas considerações .

Alguns autores citados a consideram como ciência, outros como tecnologia.

Algumas considerações entre homem e seus ambientes de trabalho foram relatados em alguns documentos da  antiga Grécia , em outros artigos medievais com mais de cem anos na Alemanha.A história moderna da ergonomia, surgiu no período entre 1939 a 1945 com a Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de adaptação de armas que foram utilizadas no combate ao homem, com objetivo de obter vantagens sobre o adversário,preservando a própria sobrevivência. Para Abrahão e Pinho (2002), a importância da ergonomia nos anos 1940, foi pela abordagem do trabalho humano e suas interações tanto nos contextos social e tecnológico. Com isso a ergonomia trouxe a idéia de proteger o trabalhador dos riscos físicos, ambientais e psicológicos. provocados.Promovendo a intensificação da carga de trabalho,sem se preocupar com o conforto do funcionário.

        [pic 2]

Figura 1-Ergonomia e Segurança no trabalho

2-Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso.

Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.Para ter uma avaliação a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador fazer a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, de acordo com o estabelecido nesta NR. O item 17.2, estabelece parâmetros para o levantamento, transporte e descarga individual de materiais.Segue alguns subitens:

“Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança”. Neste item a norma não define qual o peso limite para ser transportado sem que haja lesão ao trabalhador

“Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes”

A real importância deste item é obrigatoriedade de treinamento para os funcionários que operam neste tipo de atividade. Neste aspecto a utilização de manuais para o treinamento se torna algo bastante didático.

Técnicas de manuseio, levantamento e carregamento de cargas sofreram mudanças importantes, durante os últimos tempos, principalmente depois da introdução dos modelos biomecânicos, que demonstraram não haver muita vantagem na chamada técnica correta contra a técnica errada. É importante que todo treinamento relacionado a esse item, considere os novos conceitos ergonômicos relacionadas ao manuseio de cargas.

Neste item da norma encontramos regras para trabalho que necessite também da utilização dos pés: ”os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados entre as diversas partes do corpo do trabalhador, em função das características e peculiaridades do trabalho a ser executado”

    [pic 3]

Figura 2-Emerson Bittencourt é motorista de ônibus há sete anos Foto: Danielle Moitas

3-Mobiliário dos Postos de Trabalho

        Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem ser adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Adequados à natureza do trabalho significa que os equipamentos devem facilitar a execução da tarefa específica. No uso das máquinas agrícolas, por exemplo, uma série de exigências ergonômicas devem ser respeitadas.Às vezes, uma simples cadeira ergonômica (como a da foto ao lado), pode fazer a diferença. A altura de uma bancada pode estar adequada a uma pessoa alta, mas não para outra, baixa. Produtos e postos de trabalho inadequados provocam tensões musculares, dores e fadiga. Ás vezes, podem levar a lesões irreversíveis. Na maioria dos casos, os problemas podem ser evitados com a melhoria dos postos de trabalho e dos equipamentos em uso no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (503 Kb)   docx (259.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com