TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espectro do Campo de Força Magnética

Por:   •  25/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

  1. Introdução
  2. Objetivo
  3. Materiais utilizados
  4. Resumo
  5. Desenvolvimento
  6. Conclusão
  7. Anexos
  8. Referências Bibliográficas
  1. Introdução

Após o século XVIII o médico William Gilbert, pioneiro no estudo dos imãs, em certos critérios científicos, foi um dos primeiros a propor uma teoria a explicar o magnetismo. Após o século XIX, foi dada início ao estudo do eletro magnetismo por Oersted, após 1860, foram estabelecidas as leis de Maxwell onde foram sintetizados os fenômenos elétricos e magnéticos.

Foi criado com a subdivisão desta ciência onde o magnetismo se ocupava com os estudos dos materiais magnéticos, e o eletro magnetismo e relacionado aos estudos entre os fenômenos elétricos e magnéticos. No fim do século XIX foi descoberto as partículas subatômicas onde essa subdivisão deixou de existir ficando estabelecidas que os fenômenos elétricos ocorrem em seu interior.

  1.  Objetivo

O objetivo do experimento feito em laboratório foi evidenciar as linhas de indução magnética de um modo prático para representar o campo magnético existente em uma região do espaço.

  1. Materiais Utilizados

Foram utilizados os seguintes materiais:

  • Imãs diversos
  • Folhas sulfites
  • Limalha de ferro
  • Recipiente para aplicar a limalha

  1. Resumo

Forramos uma bancada com folha sulfite e posicionamos um primeiro imã em cima, cobrimos o imã com outra folha sulfite e aplicamos a limalha de ferro aos poucos para que a mesma de adequasse as linhas de indução do campo magnético gerado pelo imã.

  1. Desenvolvimento

Utilizamos folhas sulfite para forrar a bancada a fim de que a limalha aplicada sobre os imãs não se dispersasse e para facilitar a coleta da mesma após o experimento.

Com a bancada já forrada, posicionamos um primeiro imã de formato em barra e o cobrimos com outra folha. Aplicamos a limalha para que a mesmo se adequasse as linhas de indução magnética do imã em barra e assim obtivemos o espectro do campo magnético como mostrado na foto a seguir:

5.1

O segundo imã que utilizamos foi um imã de neodímio retirado de um HD em formato de arco, assim obtivemos o seguinte resultado:[pic 1]

5.2

O terceiro experimento com espectro do imã, utilizamos um imã de formato “meia-lua” juntamente com um imã redondo inteiro, onde obtivemos o seguinte espectro da interação dos dois campos:[pic 2]

5.3

Para finalizar o experimento, fizemos a interação entre quatro imãs, sendo dois “meia-lua”, com polos opostos entre si, e dois circulares os apoiando, para que houvesse repulsão entre os imãs do centro.  Assim obtivemos os seguintes resultados:

[pic 3][pic 4]

5.4

  1. Conclusão

Com este experimento pudemos evidenciar e observar as linhas de indução dos diferentes campos magnéticos formados pelos variados imãs utilizados.

Pudemos observar também que o campo magnético é tridimensional, através da limalha que ficou “de pé” em relação à superfície da folha de papel.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (781 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com