TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura do programa de computador

Seminário: Estrutura do programa de computador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Seminário  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

1.2.1 ALGORÍTIMOS

È uma sequencia logica e finita de passos de dados para resolução de um problema, um algoritmo não representa os passos necessários para realizar uma tarefa. Eles podem repetir passos ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica). Quando os procedimentos de um algoritmo envolvem o processamento de dados, a informação é lida de uma fonte de entrada, processada e retornada sob novo valor após processamento, o que geralmente é realizado com o auxílio de uma ou mais estrutura de dados.

1.2.2 PSOUDOLINGUAGEM

Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.

Tipos

• Constantes e Variáveis

• Comando de declaração

• Comando de atribuição

• Comandos de entrada e de saída

• Bloco de execução sequencial.

Comandos de entrada permitem que dados sejam inseridos no algoritmo. Sua sintaxe é:

leia ();

Exemplos:

Escreva um algoritmo para somar dois números quaisquer

1. Leia o número A

2. Leia o número B

3. Some A e B

4. Mostre o resultado da soma

Entrada Processamento Saída:

Algoritmo

Declare A, B, soma numérica

Escreva “Digite A:”

Leia A

Escreva “Digite B:”

Leia B

Soma ← (A + B)

Fim algoritmo

TELA MEMORIA

Digite A:

10

Digite B:

10

Resultado soma: 20

1.2.3 ESTRUTURA DE UM PROGRAMA

Um programa de computador nada mais é do que um grupo de comandos logicamente dispostos com o objetivo de executar determinada tarefa. Esses comandos são gravados em um arquivo texto que é transformado em uma linguagem executável por um computador através de um processo chamado compilação. A compilação substitui os comandos de alto nível (que os humanos compreendem) por instruções de baixo nível (compreendida pelo sistema operacional em execução no computador). No caso do ADVPL, não é o sistema operacional de um computador que irá executar o código compilado, mas sim o Protheus Server.

Dentro de um programa, os comandos e funções utilizados devem seguir regras de sintaxe da linguagem utilizada, pois caso contrário o programa será interrompido por erros. Os erros podem ser de compilação ou de execução.

Erros de compilação são aqueles encontrados na sintaxe que não permitem que o arquivo de código do programa seja compilado. Podem ser comandos especificados de forma errônea, utilização inválida de operadores, etc.

Erros de execução são aqueles que acontecem depois da compilação, quando o programa está sendo executado. Podem ocorrer por inúmeras razões, mas geralmente se referem as funções não existentes, ou variáveis não criadas ou inicializadas, etc.

Fluxograma, define bem uma estrutura de um programa. O estado em vermelho indica a entrada do algoritmo enquanto os estados em verde indicam as possíveis saídas.

1.2.4 OPRERADORES ARITMÉTICOS, LOGICOS E RELACIONAIS

Operadores Aritméticos: São utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retorna um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são reais.

Exemplo de operadores aritméticos:

+ soma

- subtração

* multiplicação

/ divisão

mod módulo: resto de uma divisão

^ exponenciação ou potenciação

1.2.5 CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE LINGUAGEM C

C é uma linguagem poderosa, robusta, flexível e madura. Conhecer todos os seus detalhes, truques e armadilhas requer um estudo criterioso e profundo. Mas o C é uma linguagem de sintaxe simples e elegante que permite rápido entendimento pelo programador iniciante. Desde sua criação, o C tornou-se uma linguagem popular tanto entre programadores profissionais quanto iniciantes. Também foi desenvolvido para ser uma linguagem de alto nível, para maior reaproveitamento do código C tem como ponto forte, a sua eficiência, e é a linguagem de programação preferida para o desenvolvimento de sistemas e softwares de base, apesar de também ser usada para desenvolver programas de computador C tem como ponto fraco, a falta de proteção que dá ao programador. Praticamente tudo que se expressa em um programa em C, pode ser executado, como por exemplo, pedir o vigésimo membro de um vetor com apenas dez membros. Os resultados são muitas vezes totalmente inesperados, e os erros, difíceis de encontrar.

Tipos Primitivos

Os primitivos são atômicos, não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns relacionam-se diretamente a sua representação interna, no mesmo caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.

Tipos de dados

O computador é um dispositivo eletrônico que, em seu nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com