TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturação Da Nossa Locadora De Livro

Ensaios: Estruturação Da Nossa Locadora De Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................03

2. OBJETIVO.........................................................................................................03

3. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................04

3.1 O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?.................................................05

3.1.1 SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS......................05

3.1.2 SISTEMA OPERACIONAL LINUX....................................................06

3.1.3 VANTAGENS EM SE UTILIZAR O WINDOWS................................06

3.1.4 VANTAGENS EM SE UTILIZAR O LINUX........................................06

3.2 PRINCÍPIOS ÉTICOS QUE REGEM UMA EMPRESA...............................07

3.3 DIAGRAMA ENTIDADE DE RELACIONAMENTO NOS MODELOS.........08

3.4 PROTÓTIPOS DAS TELAS DO SISTEMA.................................................11

4. CONCLUSÃO.................................................................................................13

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................................14

1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho, diante do cenário proposto sobre a empresa “Nossa Locadora de Livros”, mostraremos os sistemas operacionais mais conhecidos e quais são as vantagens de usar cada um, além de apresentar visão sobre princípios éticos e valores a serem obedecidos tanto no meio profissional quanto pessoal dentro da empresa.

É possível visualizar também o diagrama de relacionamento conceitual, físico e lógico do banco de dados do programa desenvolvido para “Nossa Locadora de Livros”. Este relacionamento servirá de exemplo para a apresentação do protótipo das telas que se relacionará com o usuário, atendendo assim a necessidade da empresa.

2. OBJETIVO

Ciente da importância do sistema de informação no dia a dia das empresas e das pessoas como meio de proporcionar rapidez e facilitar à vida, “Nossa Locadora de Livros”, a empresa a ser informatizada e estruturada adequadamente para atender clientes e colaboradores, que são de grande importância para o bom funcionamento da empresa, contratou a “Alunos da Unopar” para informatizar e estruturar a área de locação de livros, escritório, gerência e estoque.

Têm se como objetivos mostrar, explicar e ajudar na informatização e estruturação da empresa “Nossa Locadora de Livros”, apresentando quais são as vantagens dos dois sistemas operacionais mais usados no mercado, qual a sua visão de princípios éticos e valores dentro e fora da empresa, o diagrama de relacionamento do banco de dados, assim como, protótipo das telas do programa que irá atender ao usuário.

3. DESENVOLVIMENTO

A empresa “Nossa Locadora de Livros”, situada na região central da cidade de São Paulo, atua no ramo de locação de livros. O acervo de livros é de 20.000 volumes.

Fundada em 20 de janeiro de 1990, por João Carlos, atual diretor do empreendimento, a empresa é dividida em cinco (5) departamentos e tem sete (7) funcionários. São eles: departamento de locação, onde trabalham os colaboradores Paulo Rodrigues, Ana Paula e José Roberto; departamento de compras, onde atua Márcia Regina; departamento de estoque, onde está André Augusto; e departamento financeiro, no qual trabalha Maria Helena e o fundador João Carlos.

Cinco anos depois da inauguração da empresa, o primeiro computador foi adquirido, quando o diretor atentou-se para a necessidade de informatizar o negócio, a fim de facilitar o controle das informações, organizar e agilizar os trabalhos, resultando em perdas menores e, principalmente, no lucro esperado.

Para que este projeto possa dar certo, é necessário pensar primeiramente numa empresa que administre este processo de informatização e crie um CPD (Centro de Processamento de Dados) dentro da “Nossa Locadora de Livros”.

Ao visualizar tal necessidade, o diretor contratou a empresa de TI (Tecnologia da Informação) “Alunos da Unopar”, responsável pela execução da primeira etapa do processo de informatização que contemplou as rotinas do escritório, como os trabalhos dos editores de textos para geração de documentos internos, a produção de planilhas eletrônicas para controle financeiro e a elaboração de um gerenciador de tabelas eletrônicas para controle de empréstimos de livros.

A próxima etapa consiste na estruturação da empresa para que ela possa receber o sistema desenvolvido para locadora de livros.

Para que isso ocorra, é preciso observar primeiramente quais são as vantagens dos sistemas operacionais mais usados do mercado, qual a visão dos princípios éticos e valores transmitidos pela empresa, como será o diagrama de relacionamentos do banco de dados e como ficarão os “front end”, que atenderão aos usuários para operarem o programa da empresa.

Por isso, este projeto precisa ser desenvolvido em quatro (4) etapas, começando com:

3.1 O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?

É um conjunto de rotinas executadas pelo processador, cuja principal função é controlar o funcionamento do computador, como um gerente dos diversos recursos disponíveis no sistema.

Para Machado e Maia (1997), o sistema operacional também é nada mais do que um programa que gerencia os recursos do computador como o processador, a memória e os dispositivos de entrada e saída (E/S).

São alguns exemplos de sistemas operacionais o Mac Os, MS-DOS, Novell (rede), Os/2, Unix/Linux, Windows e Solaris.

3.1.1 SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS

O tradicional Windows tem início quando a Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface, posteriormente denominado Microsoft Windows, em setembro de 1981. Com isso, tornou-se possível a utilização do mouse em um ambiente de telas gráficas chamadas janelas. Com a evolução deste sistema operacional, foram criadas várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com