TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Moldes metálicos

Por:   •  24/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA METALURGICA

LABORATÓRIO DE FUNDIÇÃO – PROFESSORA: Ana Paula Silva

RELATÓRIO N°:         Estudo Dirigido - Moldes metálicos

ALUNOS: Lídia Esteves Romeiro - DATA: 19/03/2020

1) Quais as principais características da fundição em moldes permanentes?

R: As principais características da fundição em moldes permanentes são:

Boa precisão dimensional, bom acabamento superficial, a geometria da peça devem ser adequada para possibilitar a extração do molde, metais de baixo e médio ponto de fusão e espessura bastante reduzida (2mm).

2) Em sua opinião, qual a principal vantagem e a principal desvantagem da fundição em moldes permanentes quando comparada à fundição em moldes de areia?

R: A principal vantagens é a precisão dimensional que permite confeccionar peças com margem estreita de tolerância, e a principal desvantagem são os custos operacionais que são elevados por conta do alto custo de injetoras e matrizes.  

3) Que características uma liga deve apresentar para ser adequada para a fundição em moldes permanentes?

R: As ligas para moldes permanentes devem ter baixo ponto de fusão, boa fluidez intervalo de solidificação pequeno e baixo coeficiente de contração.

4) As coquilhas basculantes apresentam como características: a eliminação da turbulência no enchimento da cavidade; a manutenção idêntica dos vazamentos; previne respingos na cavidade; favorece solidificação progressiva. Explique estas características.

R: As coquilhas basculantes permitem que o metal flua mais calmamente para dentro da cavidade do molde. O metal é vazado na posição horizontal e à medida que o molde é gradualmente inclinado para a posição vertical o fluindo preenche o molde. Sua alimentação se dá de maneira progressiva em direção ao massalote. Isso concede a peça melhores características.

5) As peças produzidas por fundição sob pressão raramente ultrapassam 25Kg. Por quê?

R: Devido ao alto custo de fabricação de matrizes pois quanto maior a peça maior seria os equipamentos envolvidos o que acabaria gerando um alto custo operacional. Outro fator seria para evitar problemas com as propriedades e qualidade da peça como tensões residuais, defeitos na micro estrutura do peça entre outros.

6) Por que as peças produzidas em moldes permanentes apresentam melhores propriedades mecânicas que as produzidas em moldes de areia?

R: Pois produz peças de menor tamanho dimensional e de espessura fazendo com que o resfriamento seja de forma mais uniforme, o que também é facilitado pelos moldes metálicos, tudo isso ajuda a melhora as propriedades da peça. Os moldes metálicos oferecem uma vantagem aos de areia pois são menos suscetíveis a falhas por serem mais resistentes o que colabora para que as peças tenham melhor qualidade.

7) Fundição Sob Pressão em Câmara Quente é utilizada para ligas de baixo ponto de fusão, enquanto a Fundição Sob Pressão em Câmara fria é utilizada principalmente para ligas com ponto de fusão intermediário (ligas de alumínio). Explique esta afirmativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com