TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre o Zinco: O zinco (ou Zn)

Por:   •  7/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

           

ZINCO

           O zinco (ou Zn) é um elemento químico classificado como metal, ele possui  o numero atômico 30, e massa igual a 65,4 unidades de massa atômica; esta situado no grupo 12 (2B) e no 4º período da tabela periódica dos elementos. Na natureza em temperatura ambiente o Zinco é encontrado em estado sólido.

           As ligas metálicas de zinco são usadas pelos humanos há séculos em Israel foram encontradas peças de latão de 1400-1000 a.C., além de outros objetos encontrados na antiga  região da Transilvânia que chegavam a ter  87% de zinco. Porem, ele só foi descoberto mesmo na Alemanha, em 1746, pelo cientista Andreas Marggraf.

           Atualmente o zinco é usado principalmente para galvanização do aço ou ferro para protegê-los da corrosão, ele pode ser usado em protetores solares além de ser essencial para a vida.  

Características

            O zinco é um metal de coloração branco azulada que às vezes é classificado como metal de transição mesmo que estritamente ele não seja. O zinco não é um metal tão abundante na terra, mas ainda sim é fácil de ser obtido.

            Ele possui ponto de fusão igual à 692,68 K e de ebulição 1180 K.

            O zinco apresenta uma ótima  resistência a corrosão o que implica em uma grande variedade de aplicações em nossas vidas

Modo de obtenção

                 O zinco é encontrado na natureza apenas de forma combinada, as formas mais abundantes encontradas são a calamina, de composição complexa (um carbonato-silicato hidratado) e na forma de esfarelite ou blenda de zinco, que é um sulfureto de zinco (ZnS).

                 Para obtermos o zinco precisamos passar por alguns processos.  Por via seca, através da redução do óxido de zinco obtido pela calcinação da blenda ou aquecimento do espato, utilizando um carvão em mufla, assim formando um vapor de zinco que é destilado e condensado em recipientes apropriados, dessa maneira obtemos o zinco bruto, este contem impurezas como ferro e chumbo, a separação desses elementos é feita por destilação fracionada ou por meio de eletrolise.

               Para obtenção por via úmida, o processo depois de calcinado é lixiviado com ácido sulfúrico e a solução resultante de sulfato é submetida à eletrólise. Conseguindo no final um metal com um ótimo grau de pureza.

               O zinco puro é um metal branco-azulado com pontos de fusão e ebulição respectivamente 419°C e 906°C.

 Ligas

                  Apesar de encontrarmos uma grande variedade de metais, na maioria das vezes esses metais não são utilizados puros, mas sim em materiais com dois ou mais elementos químicos sendo pelo menos uns deles metais; são as chamadas ligas metálicas.

                  As principais ligas metálicas nas quais o zinco é empregado são as de alumínio (3,5-4,5%, Zamak; 11-13%, Zn-Al-Cu-Mg; 22%, Prestal ) e cobre (aproximadamente  1%) esta melhora as características mecânicas do zinco, por exemplo, sua aptidão ao molde.

                 O zinco também aparece como componente minoritário em varias ligas, as principais são as de cobre como latões (3 a 45% de Zinco), as alpacas (Cu, Ni, Zn) e bronzes (Cu, Sn) de molde.

Aplicações gerais

                 O zinco devido a sua resistência relativamente grande a corrosão tem como sua principal aplicação como um metal de sacrifício para o aço ou ferro, ou seja, para galvanização do aço e do ferro, este processo se consiste em adicionar uma camada de zinco sobre esses metais visando protege-los da corrosão; cerca de 50% da produção anual de zinco é utilizado para esse fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com