TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso sobre a Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras: Escavação em Fundações e Trabalho em Altura

Por:   •  21/8/2023  •  Monografia  •  4.695 Palavras (19 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

        A Construção Civil trata de atividades de planejamento, projeto, execução, manutenção e restauração de obras, incluindo todas as atividades relacionadas a obras de edifícios, estradas, casas, canais de navegação e muitos outros, dessa maneira ela apresenta um importante papel para a civilização, já que através dela são criados meios que colaboram com o desenvolvimento da sociedade.

        O canteiro de obras é o local onde a obra acontece, nele são realizados os serviços de apoio, a armazenagem dos materiais a serem utilizados para a construção, são feitas as instalações provisórias necessárias para que haja a realização da construção. Estes locais devem ser seguros, promovendo a melhoria do trabalho e a segurança de todos os funcionários da obra, evitando que eles se machuquem ou sejam expostos a qualquer tipo de risco para a saúde. Porém, as vezes isso não ocorre, sendo que nem sempre as obras dão aos funcionários todo o suporte necessário para trabalhar ou os funcionários procuram determinadas alternativas para facilitar e agilizar seu trabalho podendo levar os profissionais a tomarem algumas alternativas, que muitas vezes são inadequadas e/ou falhas, podendo proporcionar riscos para a saúde dos trabalhadores (FERREIRA; ZANDONADI, 2012).

        De acordo com Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), do ano de 2017, dos 549.405 acidentes de trabalho ocorridos em todo o Brasil, 30.025, aconteceram no setor da construção civil, representando cerca de 5,46 % dos acidentes. Um número preocupante, uma vez que a indústria da construção vem crescendo atualmente e até setembro de 2020, o setor foi um dos que mais contratou no país, se tornando o segundo da economia brasileira que após 8 meses de pandemia ainda manteve o nível de emprego formal estável e em alta (DAU, 2020).

FALTA ALGUMA COISA AQUI

        Baseado nisto, foi construído um novo texto neste estudo, baseado na problemática: “Qual a importância da implantação de metodologias e técnicas de segurança do trabalho no canteiro de obras, para a prevenção de acidentes de trabalho em altura e em escavações?”. Logo, foram realizadas pesquisa bibliográficas em livros, artigos e sites de notícias, com o intuito de construir embasamento para a discussão do tema através da análise documental de imagens.


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da implantação de metodologias e técnicas de segurança do trabalho no canteiro de obras para a prevenção de acidentes de trabalho em altura e também em escavações.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Entender como a segurança do trabalho atua dentro da construção civil;
  • Avaliar os principais tipos de equipamentos de proteção coletivos e individuais para o trabalho em altura e escavações
  • Analisar situações de risco em que trabalhadores foram expostos durante trabalho em altura;
  • Analisar situações de risco em que trabalhadores foram expostos durante Escavação.

3. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

3.1. A SEGURANÇA DO TRABALHO

        A segurança do trabalho é utilizada pelo homem desde os primórdios. Na época das cavernas, o homem, percebendo que as pedras podiam machucar seus pés criou uma maneira para protege-los, porém, de maneira mais formal o relato mais antigo conhecido do uso da segurança do trabalho vem do Egito, onde os escravos em seu local de trabalho buscavam melhorias para suas condições de trabalho e também de vida (ALMEIDA; NASCIMENTO; NUNES, 2018).

        De fato, os trabalhadores sofreram muito com más condições de trabalho, de maneira preocupante, podendo os levar ao adoecimento e até a morte. Estes números aumentaram de maneira notável durante a Revolução Industrial, isso ocorreu devido o aumento das máquinas e operários num único local, longas jornadas de trabalho sem descanso, trabalho infantil nas indústrias, péssimas condições salubres e muitos outros fatores. A partir disso surge a necessidade de intervenção do Estado nas relações trabalhistas objetivando a diminuição de acidentes e riscos ocupacionais. Então começam a surgir as primeiras leis trabalhistas ao redor do mundo. No Brasil a legislação para proteção aos trabalhadores também surgiu com o processo de industrialização, mas foi durante a República Velha, entre os anos de 1889 e 1930 (SANTOS, 2012). Assim, as empresas iniciaram a adoção de práticas de cuidados a saúde dos trabalhadores e a prevenção de acidentes.

        De acordo com Barsano e Barbosa (2018, p.22)

A segurança do trabalho é a ciência que estuda as possíveis causas dos acidentes e incidentes durante a atividade laboral do trabalhador. Seu principal objetivo é a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e outras formas de agravos à saúde do profissional. [...] São temas que se relacionam direta ou indiretamente com a segurança do trabalho: higiene do trabalho, medicina do trabalho, proteção contra incêndios e explosões, doenças ocupacionais, ergonomia, meio ambiente, qualidade de vida, primeiros socorros, sistemas de gestão da qualidade, higiene industrial, psicologia do trabalho, legislação trabalhista (leis, decretos, portarias ministeriais, instruções técnicas e resoluções).

        A partir disso é possível notar que o principal objetivo da Segurança do trabalho é garantir a segurança física e psicológica do trabalhador a curto, médio e longo prazo, evitando que qualquer tipo de acidente possa ocorrer a ele. Assim, ela demonstra sua importância e necessidade dentro da sociedade, já que cada vez mais o trabalhador está exposto a riscos diversos sendo eles visíveis ou não.

        No Brasil a Segurança do Trabalho obedece às Normas Reguladoras (NR) que foram elaboradas com o intuito de prevenir os riscos no ambiente de trabalho. A partir disso o empregador e o empregado têm obrigações e regras a cumprirem. De acordo com a NR 01, o empregador deve

a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;

b) informar aos trabalhadores:

I. os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho;

II. as medidas de prevenção adotadas pela empresa para eliminar ou reduzir tais riscos;

III. os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos; e

IV. os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.

c) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (414.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com