TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervsionado

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.505 Palavras (19 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

O Presente relatório de estágio supervisionado tem por objetivo desenvolver experiências práticas no campo de Engenharia, sendo especificamente na área da exata a fim de um melhor preparo para o exercício da profissão, aprimorando a capacidade criativa de tomada de decisão, permitindo-lhes aplicar conceitos de reflexão sobre a situação real.

O estágio aqui apresentado é exercido pela acadêmica de graduação do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Anhanguera, polo de ensino UNIA-Santo André, realizado na empresa Mercedes - Benz do Brasil.

Apresento, inicialmente, a empresa, sua história e produtos, sua estrutura organizacional e unidades no Brasil, ressaltando a unidade de Juiz de Fora. Demonstrando a aplicação dos conhecimentos adquiridos através do Curso de Engenharia de Produção, e realizando o link entre o conhecimento teórico e a prática. E com comunhão desses elementos possibilitando a formação de um profissional capacitado para o mercado.

CAPITULO I

HISTÓRIA DA EMPRESA

1.1.  Mercedes-Benz do Brasil Ltda - Razão Social: Mercedes-Benz do Brasil Ltda.

Área de Atividades: Montadora Automobilística.

Unidades da Mercedes-Benz no Brasil: São Bernardo do Campo e Juiz de Fora.

Localização Juiz de Fora: Rodovia BR - 040, Km 773, Distrito Industrial II. Juiz de Fora - MG. CEP: 36092-900.

Localização São Bernardo do Campo: Av. Alfred Jurzykowski, 133 - Paulicéia, São Bernardo do Campo - SP, CEP: 09680-100.

1.2. Mercedes-Benz no mundo - A história da Mercedes-Benz se iniciou no sul da Alemanha, com o pioneirismo de Gottlieb Daimler juntamente com Wilhelm Maybach e Karl Benz, responsáveis, independentemente e paralelamente, pela invenção do primeiro automóvel internamente movido por um motor de combustão. Karl Benz inventou o primeiro automóvel realmente movido através de um motor de combustão interna em 1885 e possuía três rodas. Também em 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega engenheiro, Wilhelm Maybach, foram premiados por terem construído o primeiro protótipo de um motor movido a gás.

[pic 1]

Figura 1 – Gottlieb Daimler.

Fonte: Mercedes-Benz.com.br/historia,1998.        

Nasceu em 17 de março de 1834, em Schorndorf. Estudou latim e frequentou a escola de desenho Depois de uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, ele frequentou de 1857 a 1859 a Escola Politécnica de Stuttgart. Após diversas atividades técnicas na França e na Inglaterra ele conseguiu, em 1862, uma posição como desenhista em Geislingen.

[pic 2]

Figura 2 – Karl Benz.

Fonte: Mercedes-Benz.com.br/historia,1998.

Nasceu em 25.11.1844, filho de um condutor de locomotivas em Karlsruhe. O pai morreu apenas dois anos depois do nascimento de Karl. Apesar dos limitados recursos financeiros a mãe tratou de dar-lhe uma boa educação.

Karl Benz frequentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe. Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor. Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes. A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.

[pic 3]

Figura 3 – Wilhelm Maybach.

Fonte: Mercedes-Benz.com.br/historia,1998.

Wilhelm Maybach nasceu em 09 de fevereiro de 1846, em Heilbronn e lá cresceu com cinco irmãs. A família mudou-se mais tarde para Stuttgart. Com dez anos de idade ele ficou órfão. Na Irmandade de Reutlingen ele frequentava a escola. O fundador e diretor da irmandade reconheceu muito cedo o talento técnico do garoto e o incentivou.

Em 8 de Março de 1886, Daimler comprou uma carroça e, juntamente com Maybach, juntou um motor a esta mesma carroça, criando um automóvel de quatro rodas movido por um motor como muitos anteriormente feitos por eles. Tal determinação de inovar fez surgir também a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a Diesel do mundo.

Gottlieb Daimler foi responsável pela criação da Companhia Daimler, que se iniciou em Cannstatt no ano de 1882 como uma oficina de testes. O engenheiro Wilhelm Maybach era seu amigo e o ajudou no desenvolvimento de motores. Surgem os primeiros motores a gasolina com quatro tempos, que eram montados em carruagens e alguns anos depois produziriam os primeiros automóveis.

[pic 4]

Figura 4 – Primeiro carro motorizado.

Fonte: Mercedes-Benz.com.br/historia.1886.

O comerciante alemão Emil Jellinek inicia a produção de automóvel Daimler e a história da marca Mercedes ao adquirir, em 1897, o seu primeiro automóvel Daimler para participar de competições automobilísticas. Em 21 de março de 1899 competiu no rali Nice-Megagnon-Nice, utilizando o pseudônimo "Mercedes", pois segundo ele esse nome trazia sorte. Ele saiu vitorioso e em abril de 1900, e o mesmo pede à gerência da Daimler e ao engenheiro chefe, Wilhelm Maybach, para construir um automóvel rápido, leve, seguro e que se chamasse Mercedes, em homenagem a sua filha de dez anos Mercedes Jellinek.

[pic 5]

Figura 5 – O primeiro caminhão do mundo.

Fonte: Mercedes-benz.com.br/historia,1896.

        Jellinek tornou-se revendedor da Daimler logo depois, além disso, visto que era conhecedor dos produtos e dos clientes, gostava de impor à equipe Daimler exigências que ele considerava necessárias para melhorar o veículo e, assim, conquistar e ampliar o mercado. Em 1902, a DMG tinha duplicado a sua produção e em setembro desse mesmo ano, a companhia registrou o nome "Mercedes" como marca.

[pic 6]

Figura 6 – Emil Jellinek .

Fonte: Mercedes-benz.com.br/historia,1998.

        Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição - principalmente durante a Semana de Nice - na qual ele corre com pseudônimo. Para isso ele utiliza o pré-nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek "Mercedes" está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.

[pic 7]

Figura 7 – Filha Mercedes.

Fonte: Mercedes-benz.com.br/historia,1998.

        Segundo inventor do automóvel foi Karl Benz, que também desenvolveu os primeiros motores a combustão. Em 1883, com a abertura da Benz & Co. Karl começa a se dedicar no desenvolvimento de motores automobilísticos e cria o seu próprio veículo, um triciclo que recebeu sua patente em 1886. Ao longo do tempo, a empresa lançou outros veículos e a demanda pelos motores cresceu de forma constante, fazendo expandir seus negócios de forma vertiginosa, se tornando a maior fábrica de veículos do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com