TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Trabalho Escolar: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CST GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Atividade Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tutor a Distância: Renata Nates

Ivone Pereira Reis – RA: 432407

José Cícero Serelo – RA: 440925

Marcus Queiroz Fortuce – RA: 419677

Luciano Rodrigues – RA: 423224

Helton Jhon Spolladore – RA: 443428

Naviraí/MS

2013

Ivone Pereira Reis – RA: 432407

José Cícero Serelo – RA: 440925

Marcus Queiroz Fortuce – RA: 419677

Luciano Rodrigues – RA: 423224

Helton Jhon Spolladore – RA: 443428

Atividade Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tutor a Distância: Renata Nates Atividade Avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada ao Curso CST Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Administração de Pessoal.

Naviraí/MS

2013

Sumário

1. Introdução (Ética e Administração)

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

2.1. Sinopse do filme.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

3. Conclusão

4. Referências bibliográficas.

.

1 Introdução

Ética Profissional em Administração

Administrar é manter renovada a cultura empresarial e renovar com essência ética é um dado constante, irreversível e desafiador. Ressaltando que, o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. Na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o bem individual e comum. Porém, vemos que, atualmente, todo este pensamento e, principalmente, todos estes valores estão se desintegrando da essência do ser humano. No mundo dos negócios, o administrador se vê pressionado pela necessidade de negociar, juntamente com as exigências econômicas da empresa e da sociedade. Muitos podem estar convencidos de que devem guiar-se por altos padrões éticos, mesmo sabendo que outros não estão interessados em conciliar ética e necessidades econômicas. Há administradores que julgam que a conduta moralmente correta se restringe a um plano de ação meramente pessoal, enquanto outros acreditam na irreconciliação, uma vez que defendem que é moralmente aceitável mentir nos negócios justificando a sobrevivência econômica.

Todo administrador enfrenta o desafio de ter que tomar decisões que muitas vezes escapam ao seu controle, mas que não deixam de ser problemáticas. Por isso, suas escolhas podem afetar direta ou indiretamente membros internos, ou a sociedade. Suas decisões devem estar alinhadas a mudanças e exigências ocorridas na sociedade, sintonizadas com uma série de rigores legislativos que tendem a punir empresas que tomam decisões danosas. Os dispositivos que compõem os códigos morais traduzem valores, principalmente normas, ideais, princípios e regras que vão sendo aplicados pelos agentes em situações concretas. Mas, acreditamos que nem sempre é possível seguir o que ditam as regras, pois as decisões mais importantes, seja de um administrador, seja de um profissional de outra natureza, não encontram suas respostas prontas em receituários, fórmulas, prescrições que dizem o que deve ou não ser feito. Cabe à capacidade humana e aos estratagemas da inteligência e dos valores éticos possíveis, o poder de agir de acordo com as decisões a tomar.

O problema humano ético é o da escolha, muitas vezes entre agir para atingir o bem comum, ou de agir às escusas para garantir uma boa resolução para conflitos no mundo dos negócios humanos.

A economia coloca o administrador muitas vezes diante do dilema de ter que tomar uma decisão ética, guiando seu comportamento moral e de seus funcionários dessa forma, ou agindo às ocultas ou parcialmente para alcançar os fins do lucro.

O mundo a nossa volta está em constante mudança e uma nova realidade organizacional surge, onde as palavras de ordem são: criatividade, inovação, marketing personalizado, liderança integrada, valorização humana, parceria, qualidade, descentralização, ética, solidariedade e cidadania. Conhecer a realidade e aplicar de forma versátil e inovadora se tornou, hoje, o principal foco do gerente, que deve ser treinado para ser um diagnosticador e um agente estratégico.

A liderança profissional impõe-se, em termos de competência para gerir negócios, criar, por meio de uma filosofia comum, condições para que se fale uma mesma linguagem na organização.

Faz-se necessário que toda a sociedade se conscientize do benefício da ética, e do crescimento proporcionado por tal atitude, aplicando esta em todas as ordens da vida humana. Seguir a virtude pode transformar as pessoas, seus propósitos, e as relações sociais. Assim, torna-se imperativo transmitir novos pensamentos às gerações, de agora e do futuro, que conduzam ao integrar e reintegrar de princípios éticos e morais, como também do dever cívico para conquista de seus direitos. A sociedade e suas várias ordens têm suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com