TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica No Trabalgho

Ensaios: Etica No Trabalgho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  3.381 Palavras (14 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

ETAPA 1 04

1.1 Passo 1 04

1.2 Passo 2 . 04

ETAPA 2 06

1 - O que é ética? 06

1.1 – O que é moral? 06

1.2 – O que é a lei? 07

1.3 – Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)? 07

ETAPA 3 08

1 – Por que a ética nos negócios? 08

1.2 – Quais os benefícios que uma empresa obtém através da ética nos negócios? 08

1.3 – É possível que as empresas éticas consigam obter lucros com essa prática? 08

ETAPA 4 10

1 – Conceito de responsabilidade social 10

1.1 – Os stakeholders envolvidos nesse processo 11

1.2 – Como implantar o processo de responsabilidade social nas empresas 11

1.3 – O que é Ética corporativa? 11

2 - Mapa Conceitual 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

ETAPA 1

1 - Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

Passos 1 e 2.

A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações. A ética e seus princípios norteiam o gestor o tempo todo, pois como gestor de pessoas ele necessita ser um exemplo positivo; como gestor ele precisa fazer o que é certo e, portanto ele não poderá agir com impulsos. O gestor de pessoas, ele irá carregar consigo muitos valores e muitas pessoas, e, portanto não pode e não deve agir ou falar com preconceitos, discriminação, com

falcatruas.

A ideia de que o gestor de pessoas é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores esta defasado, as funções do gestor de RH vão além, gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. E a Ética faz parte dessa nova estrutura, para que se entenda melhor veja alguns dos novos desafios do RH:

 Encontrar pessoas qualificadas;

 Lidar com as pessoas;

 Motivar as pessoas;

 Espírito de liderança – elemento humano.

Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa é lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo isolado, lidamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o X da questão. É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados.

Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.

A formação do caráter ético da individuo tem influência da família, as intuições de ensino e a sociedade. O que se pode fazer é tentar aperfeiçoar/aprimorá-lo nos padrões éticos da organização e esse é um desafio do gestor.

ETAPA 2

 Aula-tema: Predisposição Ética.

Passos 1 e 2.

1 - O que é

ética?

“Podemos definir Ética como a ciência da Verdade; não existe uma ética da mentira, nem a meia ética.” (MATOS, 2012, p. 02).

A Ética e verdade são a essência da consciência humana. Ninguém lhes por ser diferente. Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego “ethos”, e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e sensatos. A ética nos aproxima da realidade e nos torna mais consciente das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.

1.1 – O que é moral?

Pode-se dizer que moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. As práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.

1.2 – O que é a lei?

Lei que vem do verbo latino “ligare”, que significa "aquilo que liga", ou “legere”, que significa "aquilo que se lê", é uma norma ou conjunto de

normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes. Lei é toda a regra jurídica, escrita ou não, aqui ela abrange os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado, representadas, por exemplo, pela Constituição federal, medida provisória, decreto, lei ordinária, lei complementar, entre outros. Já num sentido amplo, lei é somente a regra jurídica escrita.

1.3 – Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)?

Tanto a ética, moral e lei trabalham para que se tenha harmonia em uma sociedade, para que as pessoas se respeitem. A diferença entre elas é que a moral estabelece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com