TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica O que é ética?

Seminário: Etica O que é ética?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

Segundo o autor Francisco Gomes de Matos a ética nos dias de hoje esta esquecida, as pessoas se acomodaram com tantas fraudes sem punições que isso quase virou uma piada ser ético, os interesses do ser humano acaba ficando em primeiro lugar e com isso se faz tudo para alcançar mesmo não sendo ético. As distorções conceituais criadas para que a ética se ajuste a circunstancia e interesses fazem lembrar o Papa Pio XII ao denunciar o “mal do século” o homem criou Deus e sua imagem e semelhança, a ética é ciência da verdade, não existe uma ética da mentira nem meia-ética.

A ética e verdade são a essência da consciência humana, e isso não pode ser diferente, a consciência tem sido omitida e a mentira acaba sendo criada com simulações e cria uma segunda pessoa e isso nos lembra do termo pessoa com duas caras, com ideologias falsas que de tanto ser enfeitada acabem sendo verdade para aquele que cria emborra camuflada no meio social a ética da dissimulação e a meia-ética são mentiras inteiras que não resistem a verdade do tempo.

A ética ela tem que ser essencial justa que todos tenham oportunidades, que ela seja livre que todos sejam responsáveis por ela e que sua vontade seja educada, é importante também que ela seja responsável e que aja compromisso com o bem pessoal e o bem comum.

Já segundo o autor Mario Sergio Cunha Alencastro Mario Sergio Cunha Alencastro mostra que o objetivo sempre é o lucro, vivemos em um ambiente competitivo e os cidadãos esperam atitudes éticas das empresas, estas empresas são consideradas éticas se cumprirem com todos os compromissos éticos que tiver, ou seja, agir de forma honesta com tudo e todos e isso deve acontecer de forma ordenada e são necessárias regras, todas as pessoas que possuem um senso ético e estão constantemente avaliando e julgando que quase sempre não envolvem apenas o individuo, mas também as outras pessoas, comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras aceita pela sociedade dificilmente sobrevive sem ética.

Na visão dos dois autores a vida não sobrevive sem ética e se passa por algum motivo sofrerão com punição as suas atitudes.

O que é ética?

Ética, moral e a lei são atitudes que caminham lado a lado, com semelhanças e diferenças, no mundo globalizado o tempo modificou a leitura de cada uma devido a relação humana.

A ética vem do grego ethos e também significa conduta (caráter, modo de ser de uma pessoa), modo de agir é examinador da moral é a ciência da moral e a ideia é o bem comum, cumprir um acordo no prazo estabelecido ser transparente na negociação. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

O que é moral?

Moral são um conjunto de valores, normas e noção do que é certo ou errado, pode ou não pode...

Sabemos que a atitude positiva do nosso condigo mora são muito importantes, pois vivemos em sociedade, isso fortalece laços e garante um bom convívio, do contrario teríamos uma situação de caos e isso nos levaria a discussões, os valores da moral varia muito com o tempo que vivemos ex. nos anos de 1960 um casal de namorado só oficializava sua união a partir da aprovação dos seus pais, com o passar dos anos a moral se define como um costume e educação que foi passada, o conceito de moral passado para o seu pai foi diferente da que você recebeu e com certeza será diferente que ira passar para os seus filhos e assim sucessivamente, dessa forma, as mais diferentes expressões culturais possuem diferentes sistemas morais para organização da vida em sociedade. Prova disso está nas diferenças existentes entre os aspectos da cultura ocidental e oriental.

Moral para a sociedade é muito importante, se não tem é considerado como mal educada.

O que é a lei?

A lei vem de atos do Poder Legislativo e visa disciplinar condutas objetivando o melhor interesse da coletividade, de forma a proporcionar uma convivência pacífica entre os membros da sociedade. As regras que na

Pode-se dizer que há classificações importantes, que se diferenciam as leis em:

- Lei em sentido amplo

- Lei em sentido estrito

- Lei em sentido formal

- Lei em sentido formal

- Lei substantiva

- Lei adjetiva

- Lei de ordem pública

A lei é, também, todo regramento existente na sociedade fora do ordenamento jurídico, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com