TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Das Formas De Pagamento

Trabalho Universitário: Evolução Das Formas De Pagamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

ANTIGOS SISTEMAS DE PAGAMENTO NAS LOJAS

O Lamson tube de que falámos aqui ontem destinou-se, entre as suas múltiplas aplicações, a efectuar pagamentos nas lojas e demais estabelecimentos comerciais. Desconfiados, os proprietários e gerentes garantiam assim que o dinheiro não passasse pelas mãos dos seus empregados de balcão e viesse directamente para uma secção financeira central onde eram feitas todas as operações de caixa e onde o controle era mais fácil. Muitos outros sistemas deste género foram utilizados, sobretudo nos grandes armazéns tão comuns nas grandes cidades europeias e norte-americanas, tendo como base processos tão engenhosos e rebuscados como os tubos pressurizados, os teleféricos ou os elevadores.

Um sistema bastante comum consistia num teleférico de cabos suspensos do tecto que percorria todo o edifício com origem no departamento financeiro e paragem nos pontos de venda e atendimento. Toda esta instalação, lembrando uma linha de caminho de ferro em miniatura, movida por uma pequena caldeira a vapor e, mais tarde, por um motor eléctrico, fazia deslocar pequenas vagonetas.

As cash-balls era pequenas cápsulas esféricas que dispensavam motorização, uma vez que deslizavam por gravidade em calhas metálicas inclinadas até aos pontos de venda e no sentido inverso. Pouco prático e muito barulhento, este sistema teve, apesar de tudo, uma alguma aplicação.

Outras soluções imaginativas foram também utilizadas. Uma delas, um projéctil semelhante a um dardo, evocava claramente os jogos de feiras onde os jovens mediam a sua força. O nome do mecanismo era, aliás, apropriado: dart (dardo). Accionando uma corda fazia-se comprimir uma mola que depois de solta propulsionava o projéctil ao longo de um cabo horizontal. Genial.

LAMSON TUBE - SISTEMA DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO

publicado em tecnologia por seven | 18 comentários

Embora as soluções tecnológicas do passado nos façam soltar um sorriso condescendente comparadas com os nossos actuais sistemas, é forçoso reconhecer-lhes o engenho. Em certas situações é mesmo necessário curvarmo-nos perante o seu espírito visionário e capacidade de realização; noutras ainda, a sua validade e funcionalidade que não diminuíram com o passar do tempo. Encontra-se neste caso o sistema de transporte pneumático conhecido como Lamson tube.

O sistema consiste, basicamente, numa rede de tubos pressurizada onde circulam pequenas cápsulas cilíndricas movidas por vácuo ou por ar comprimido. Teoricamente quase tudo se pode transportar neste sistema, dependendo da dimensão das cápsulas e da capacidade da rede de tubos. A invenção deste conceito é atribuída ao engenheiro escocês William Murdoch, no início do século XIX, que logo foi aproveitado e desenvolvido para diversas aplicações.

Desde o início, o americano William Stickney Lamson foi um dos principais fabricantes e impulsionadores, de tal modo que o seu nome ficaria para sempre associado a este sistema. As primeiras infraestruturas destinaram-se ao serviço postal, transportando cartas e encomendas, e logo se revelaram bastante eficazes. Durante a segunda metade do século XIX os correios britânicos chegaram a possuir uma extensa rede de transporte postal pneumático em Londres e o mesmo aconteceu em várias cidades europeias, como em Paris. Em Praga, uma rede de 60 Km de tubos, aproximadamente, funcionou até há poucos anos.

O Lamson tube foi também utilizado em estabelecimentos comerciais, fábricas, bancos e hospitais devido à sua funcionalidade e rapidez. Os sistemas mais evoluídos chegavam a propulsionar as cápsulas à velocidade de 10 metros por segundo! Nos EUA conheceu uma grande expansão e foi instalado igualmente em edifícios governamentais e financeiros, como as Bolsas, para transporte de dinheiro e outros valores. Quem se lembra de ver em filmes e não só, numa loja ou um grande armazém, os tubos dobrados a emergir dos balcões de atendimento onde os clientes faziam os pagamentos e recebiam o troco e o recibo através de uma cápsula cilíndrica? Nostálgico e fascinante.

As mais recentes tecnologias não conseguiram tornar obsoleto esta simples e genial invenção, que continua em uso. Actualmente a empresa Lamson ainda existe e prospera.

Já os elevadores ou monta-cargas funcionavam na vertical, obviamente, e foram talvez os mais comuns. O seu manuseamento era quase sempre manual, através de uma corda com um contrapeso que fazia deslizar uma pequena cabine ou um cesto de rede onde se colocava um saco com o dinheiro.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2008/02/antigos_sistemas.html#ixzz2OrQWqlK3

ARQUIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com