TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Das Redes Sociais

Ensaios: Evolução Das Redes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 10

O Surgimento das Redes Sociais

A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que ganhou bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet.

Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.

Iremos mapear as redes de maior relevância e observar as características de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traçar toda a trajetória das primeiras redes sociais até chegarmos as mais populares redes sociais da atualidade.

As Redes Sociais antecedem a internet

Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social.

Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses.

As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles.

Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferencia, etc. Exemplos de redes sociais: Clube de futebol, igreja, sala de aula, empresa.

Quando essa interação social parte para o ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociais digitais, estas têm passado constantemente por uma série de evoluções.

A Evolução das Redes Sociais

Após o surgimento da internet, logo em seguida na década de 90 a web seria idealizada por Tim Berners-Lee, que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos.

Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na internet. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.

Também conhecida como correio eletrônico (tradução da palavra e-mail para português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.

Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos.

Haja vista que as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade.

ClassMates.com (1995)

Com o propósito de realizar um reencontro entre os amigos de faculdade, escola, etc., o ClassMates surgiu em meados de 1995 onde figurava como a primeira rede social na internet, isto é, levou para o online os laços sociais que haviam sido criadas no ambiente off-line.

Com um enorme sucesso no Canadá e Estados unidos o site possuía um modelo de serviço pago, ao contrário das redes que chegariam pouco tempo depois.

AOL Instant Messenger (1997)

Um dos primeiros provedores de internet, a América Online também foi uma das pioneiras na categoria bate-papo, com o AOL Instant Messenger. As primeiras mensagens instantâneas começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997, mesmo com o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na popularização das mensagens instantâneas.

Sixdegress (1997)

Também em 1997 surgiu a Sixdegress, primeira rede social que permitiu a criação de um perfil virtual, bem como a publicação e listagem de contatos. Segundo Nickson, Christopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização de perfis de terceiros.

O nome Sixdegress faz referência aos seis graus de amizade, um conhecido conceito que fala que a cada seis pessoas que conhecemos, temos um amigo em comum.

O propósito da rede social era exatamente de amplificar a rede de contatos, através das amizades que os usuários possuíam. Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes foram criadas.

Friendster (2002)

Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima dos formatos atuais é a rede chamada Friendster. Essa rede social conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na época revelaram que um em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.

Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos.

A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados. O crescimento no número de usuários da Friendster, porém, foi acompanhado de vários problemas técnicos enfrentados pela rede social. Atualmente ele ainda possui usuários na Ásia.

My Space (2003)

Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, ela por sua vez era concebida como o “clone” da Friendster, uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.

Com o seu aperfeiçoamento, o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas, fotos e um blog que poderia ser personalizado por cada usuário. O My Space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

LinkedIn - A rede social dos empresários (2003)

Lançada no ano de 2003, o LinkedIn aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais, essa rede social não tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum. O assunto era totalmente profissional. Conhecida como um recurso para os empresários que queiram se comunicar com os outros profissionais o LinkedIn trata a ligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.

Web

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com