TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos matlab

Por:   •  26/4/2015  •  Ensaio  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                                     

 

[pic 2]

Disciplina Eletrônica Industrial I

Experiência 2

Retificadores Trifásicos

Engenharia Elétrica 5ºA

Nome: Thiago Tomaz da Silva – RGM 93390-2[pic 3]

Thiago Prando – RGM 89600-4

Introdução

Retificadores nada mais são do que conversores que convertem uma corrente alternada em continua.

Os conversores CA-CC são amplamente utilizados, devido à necessidade freqüente de se obter tensões contínuas, a partir de tensões senoidais de entrada. Neste caso são muito comuns circuitos reguladores com transistores operando na região linear. À medida que a potência do conversor cresce, este tipo de projeto torna-se inconveniente, pois os dispositivos semicondutores tipo transistores, quando operam na região linear, apresentam maiores perdas de energia, por dissipação de calor. O uso de técnicas de chaveamento apresenta melhorias na eficiência do conversor uma vez que os dispositivos s semicondutores quando funcionam no modo chaveado, ou seja, corte e saturação, apresentando menores perdas do que quando atuam na região linear.

De modo geral, um conversor eletrônico de potência é composto de um estágio de potência conectado a um estágio com circuitos eletrônicos que realiza a função de controle. O estágio de controle gera os pulsos para condução e corte das chaves semicondutoras de potência que podem ser transistores, bipolares, mosfets e IGBT’s (Insulated Gate Bipolar Transistor) ou tiristores, tais como SCR(Silicon Controled Rectifier).

Objetivo

Verificar o funcionamento dos retificadores trifásicos não controlados com carga resistiva.

Materiais e Métodos

Utilizamos nessa experiência uma fonte de tensão CA ajustável para alimentar o sistema, montamos conforme  sugeridos nos esquemas dado em aula, utilizando-se de diodos 1N4004, Resistor de 10KΩ  e capacitor de 1000µF.

Após alimentado o sistema realizamos medições utilizando multímetro e osciloscópio.

Resultados Obtidos

Após a montagem do retificador de meia onda ∆, aplicamos a tensão e medimos as tensões. VRL, VD e Vrpp, obtivemos os seguintes resultados:

VRL =         1,69 VCA eficaz

        8,5 VCC  VRL médio

 VD = -7,87 V

 Vb = 7,74 V

Na seqüência montamos o segundo circuito, um retificador trifásico  de onda completa (ponte de Gretz). Onde o primário do retificador estava em triangulo e o secundário em estrela, os medimos as tenções nos mesmos pontos, seguem dados

VRL =         0,76 VCA eficaz

        15,85 VCC  VRL médio

 VD = -7,85 V

 Vb = 7,68 V

Confrontamos as medições obtidas no osciloscópio, utilizando o multímetro e cálculos teóricos,  os mesmos diferenciaram na casa dos décimos, nada qua afete o funcionamento do retificador, outro dado a citar é que com o multímetro conseguimos apenas coletar os dados de VRL médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com