TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Impactos Ambientais

Por:   •  25/6/2016  •  Exam  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

IMPACTOS AMBIENTAIS

ESTUDO DIRIGIDO

1 - Conceitue meio ambiente segundo a lei federal 6.938/1981 .

Meio ambiente é o conjunto de condições  , leis , influência de ordem física , química e biológica , que permite , abriga e rege vida em todas as suas formas .

Baseado nos estudos realizados , posso entender que meio ambiente se trata de um conjunto de componentes físicos , químicos , biológicos e sociais que são capazes de causar efeitos diretos e indiretos , em um prazo curto ou longo , sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Assim , podemos ter a dimensão exata da responsabilidade que cada individuo que compõe a sociedade deve-se ter com o planeta . O meio ambiente abrange tudo que cerca a vida do homem , afetando diretamente a qualidade de vida da sociedade .

2 - O que é poluição ?

É qualquer tipo de ação ou obra humana que possa afetar diretamente o meio ambiente , de uma forma negativa , colocando em risco a qualidade de vida de todos que compõe o meio ambiente .

3- Conceitue impacto ambiental segundo a definição na legislação ambiental - Resolução CONAMA 01/86

Podemos dizer que os impactos são formados pelo vários métodos de poluição causados através de ações humanas que afetam o meio ambiente , fazendo com que o mesmo sofra alterações de forma negativa , comprometendo seu equilíbrio na natureza .

4 - Cite 3 (três) exemplos de impactos ambientais causados por ação humana e 3 (três ) causados naturalmente .

Ações Humanas - Desemprego , Exploração Infantil , Prostituição

Ações Naturais  - Terremotos , Tsunamis , Tufões

5 - Comente o histórico das questões ambientais na década de 50 e 70 , no mundo .

Se trata de um momento de descobertas e esclarecimentos para a sociedade com o objetivo de enaltecer a responsabilidade que todos devem ter com o meio ambiente , inicialmente com a poluição. No entanto , com o passar dos anos e o crescimento da população percebeu-se que não bastava apenas tratar a poluição como âmago dos problemas ambientais , o assunto se fez mais complexo , contribuindo para o surgimento do conceito de impacto ambiental .

6 - Comente sobre a Conferência de Estocolmo realizada na Suécia em 1972 .

Foi a primeira atitude mundial a se preocupar com a preservação do meio ambiente , teve como objetivo promover a conscientização da sociedade na sua relação com o meio ambiente , atendendo as necessidades da população presente sem comprometer as necessidades da população futura .

7 - O que são indicadores de impactos ambientais e como se dividem ? Cite exemplos

Podemos dizer que indicadores de impactos ambientais são parâmetros estabelecidos que fornecem uma relação significativa entre um aspecto de desenvolvimento econômico e social e um fator ou processo ambiental ,  podendo ser quantitativos e qualitativos .

Exemplos quantitativos = Quantidade de nitrato nas águas de um rio  , turbidez da água , oxigênio dissolvido .

Exemplos qualitativos = Graus de trofia de um lago  

8 - O que significa IQA ? Quais os parâmetros utilizados para a avaliação do IQA?

IQA significa , indicadores de qualidade da água , tendo como os parâmetros , (OD) Oxigênio Dissolvido , (DBO)Demanda Bioquímica de oxigênio  ,  Coliformes termotolerantes , PH , Temperatura da água , Nitrogênio total , Fósforo Total , Turbidez e resíduos totais.

9 - Comente como surgiu o Protocolo de Kioto e qual seu objetivo principal ?

Em virtude da emissão de poluentes no clima, os países industrializados acordaram que iriam reduzir essas emissões , controlando para que fossem menores do que os índices alcançados no ano de 1990 .

10 - O que foi a Rio 92 . Comente sobre os resultados dessa Conferência .

Foi uma Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento .Os seres humanos estão no centro das preocupações com o desenvolvimento sustentável , têm direito a uma vida saudável e produtiva , em harmonia com a natureza . Com isso fica evidenciado que todos tem direito de viver com a melhor qualidade de vida possível , protegendo o meio ambiente sempre que necessário , garantindo a qualidade de vida da geração futura.

11- Qual o principal objetivo da Legislação Ambiental .

Disciplinar as relações entre o homem e o meio ambiente .

12 - Cite e comente 4 (quatro) objetivos da Lei Federal no 6.938/1981

  • Manter o equilíbrio ecológico , uma vez que o meio ambiente é de direito de todos.
  • Planejar e fiscalizar o uso dos recursos ambientais , ou seja , monitorar a ação do homem no meio ambiente , fazendo se cumprir com os limites e analisando os impactos causados.
  • Racionalizar o uso do solo , evitando degradação com o mesmo e garantindo melhor qualidade de vida para a população.
  • Racionalizar o uso da água , protegera á água como insumo de grande importância para o planeta , garantindo como conseqüência a qualidade de vida da população

13 - Como se constitui o SISNAMA ( Sistema Nacional do Meio Ambiente ) , qual a função de cada órgão e quem os representa ?

Órgão superior = Conselho do governo , na função de dar suporte ao presidente da república na formulação da política nacional para o meio ambiente , tem como representantes o Presidente da República e o conselho .

Órgão Consultivo e deliberativo =  representado pelo CONAMA ( Conselho Nacional do Meio Ambiente ) e tem a finalidade de assessorar , estudar e propor ao conselho do governo ações governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais , visando proteção ao meio ambiente buscando deixá-lo sempre equilibrado , garantindo assim uma melhor qualidade de vida para a sociedade .

Órgão Central = Representado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente )  e tem a finalidade de planejar , coordenar , supervisionar e controlar as ações políticas  relacionadas ao meio ambiente .

Órgão Executor = Representado pelo IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos naturais renováveis , tem como função executar e fazer executar as ações políticas relacionadas ao meio ambiente .

Órgãos Seccionais  =  tem a finalidade de executar programas ,  projetos ,  controle  e fiscalizar  atividades com capacidade de provocar degradação ambiental , é representado pelo O 'EMAS

Órgãos Locais  = tem a finalidade dos órgão seccionais , porém a realização das atividades é apenas nas suas jurisdição, e se faz representado pelo  OMMA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com