TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiencias Empreendedoras Rochas Ornamentas Um Momento De Decisão

Monografias: Experiencias Empreendedoras Rochas Ornamentas Um Momento De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é com a Gestão da Organização e suas etapas dos aspectos de Recursos Humanos, recrutamento, seleção, leis trabalhistas, auditorias e consultorias e avaliar cada fase dentro desta empresa, como funciona, como é empregado, se é cumprido às leis trabalhistas. Se há erros, resolve-los da melhor forma possível, que esse é o nosso objetivo sanar questões de RH.

Nome da Empresa: Centro de Formação de Condutores de Veículos Automotores DRIVER LTDA – ME.

Nome de Fantasia: CFC DRIVER

Município: Garanhuns – PE

Ramo de Atividade: Formação e Atualização de Condutores de Veiculo Automotores.

Numero de Funcionário: 18

Missão: Formar condutores hábeis e conscientes de seu papel na sociedade, proporcionando um trânsito mais seguro a todos.

Visão: Ser a referencia na formação de condutores na região.

Valores: Respeito e valorização do capital humano de todos os seus colaboradores.

O CFC DRIVER foi fundado em 22/05/2000, por Antônio Augusto Melo Alves e Maria do Socorro Melo Alves, ambos vinham de experiência no âmbito do trânsito, ele tendo prestado serviços em outro Centro de Formação, ministrando aulas teóricas e ela exercendo a função de psicóloga credenciada ao DETRAN do Estado de Pernambuco, após estas experiências bem sucedidas, foi estabelecida a meta de criar não apenas mais um Centro de Formação de Condutores, mais sim o melhor a região.

Apos 14 anos de mercado percebe-se com o planejamento e dedicação levam o sucesso, hoje o CFC DRIVER é referencia no mercado de Auto Escola na região detendo os melhores índices de aprovação junto ao DETRAN de Pernambuco na região, contando com equipe competente e uma estrutura física e motora completa.

DESENVOLVIMENTO

01. Existe um setor de Recursos Humanos na empresa? Caso haja, identificar quais profissionais são responsáveis pela função de RH? Relate a experiência e a formação que cada um tem na área de Rh.

Não possuí setor de Recursos Humanos. A Drive possui dois diretores que são formados em administração empresarial, sempre que necessário há intervenção dos mesmos na atuação de RH, sendo feito contato direto com funcionários no sentido de resolução de conflitos, abrangência para reuniões, onde são tomadas as decisões coerentes a todos.

02. A empresa possui descrição de cargos ? Caso positivo, descreva como a empresa realiza assa atividade. Caso negativo, verificar como a empresa delimita as funções de cada cargo e comunica aos colaboradores.

Em formato de pirâmide empresarial a instituição dispõe de direção geral, supervisora de finanças, três secretarias e doze instrutores, devidamente capacitados para exercer as devidas funções, sendo sete para veículos de quatro rodas e cinco para veículos de duas rodas.

03. Como é feito o processo de recrutamento? Existe algum critério para a determinação do tipo de recrutamento, ou seja, interno e externo? Quais métodos são utilizados para o recrutamento interno e para o externo?

Através da seleção de currículos entregue a psicóloga do grupo, onde é feita a triagem e escolha, sendo depois sujeito a entrevista com os diretores e em seguida o treinamento. Todo o processo é feito de forma externa, ou indicada pelos próprios funcionários, mas trazendo de fora pra dentro. No setor operacional é feita a entrevista, avaliação psicológica e parte prática. No setor Técnico, há uma funcionaria do setor administrativo com formação técnica que passou por todo processo de escolha. Já no setor administrativo, pela necessidade pedagógica, os funcionários tem que ter nível superior, além de curso específico na área.

04. A empresa utiliza o recrutamento on-line? Caso positivo quais vantagens o profissional de recrutamento identifica nesta pratica? Caso negativo indique se esta pratica é ou não aplicável ao tipo de negócio das empresas pesquisadas e descreva as vantagens ou desvantagens que poderiam ter ao adotar este método de recrutamento?

A empresa não utiliza o recrutamento on-line, ainda não tem o suporte necessário para faze-lo. Ainda assim busca melhorias no site da empresa para poder acatar os currículos para tal finalidade. Esse função não aplica sentido negativo a mesma tendo em vista o recrutamento pessoal como pratica por indicação de seus próprios colaboradores.

05 Como é feito o processo de seleção? Descreva quais técnicas são utilizadas para cada tipo de cargo, operacional, técnico e administrativo.

É feito da seguinte maneira: entrevista, seleção e prática;

Operacional: após o candidato ter passado pelas etapas anteriores do processo, ele vai para a prática, mostrar se consegue adequar-se ao cargo.

Técnico: é feito uma triagem, o candidato passa pela avaliação psicológica e só então os selecionados vão para o treinamento técnico prático.

Administrativo; o candidato deve possuir curso superior dentro da área bem como curso de diretor administrativo na respectiva área, depois vai para entrevista com os diretores e caso tenha o perfil da empresa é contratado.

06 como a empresa avalia a efetividade ou o sucesso do processo de recrutamento e seleção?

Avalia no dia-a-dia, em sua rotina diária, observando a relação cliente-empresa (aluno-instrutor). Como o aluno recebe o serviço diretamente da empresa através do instrutor, é possível ver o resultado da seleção, esta avaliação é feita por amostra (por enquanto), e através de feedback , uma conversa com alunos, que por meio de suas declarações a empresa avalia se o resultado foi positivo ou não.

07 Como o gestor de RH avalia a gestão da organização e como pretende melhorar ou manter os padrões estabelecidos?

A empresa não tem um departamento de RH, mas o acompanhamento é feito pela direção administrativa, que através de reuniões com diretores e administradores estipulam metas e padrões a serem alcançados dos serviços. Desta maneira a organização consegue ver e avaliar com anda a qualidade dos serviços e quando necessário se faz modificações para que este resultado seja melhorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com