TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTAS DE GESTÃO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Seminário: FERRAMENTAS DE GESTÃO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho visa a compreender a importância das ferramentas Seis Sigma e Balanced Scorecard para as organizações, relacionado a gestão estratégica e de qualidade.

Os Seis Sigma é considerado uma estratégia de mudança, cujo seu foco, é a variação do resultado perceptível pelo consumidor, tem por objetivo fazer uma análise estatística aplicada em todos os processos e serviços. È uma ferramenta diferencial porque auxilia na tomada de decisões baseada em dados e fatos, muitas vezes dos concorrentes, fazendo um trabalho de Benchmarking.

O Balanced Scoredcard além de auxiliar na tomada de decisões, tem a função de interagir todos os indicadores dentro da organização. Tendo quatro funções fundamentais, sendo elas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado. O BSC ajuda a manter uma visão ampla de futuro, lançando as metas e como deve alcança las.

O processo de Seis Sigma e Balanced Scorecard por ser ferramentas estratégicas, tem por finalidade estabelecer um planejamento competitivo. Com o avanço tecnológico as organizações buscam cada vez mais ferramentas que possam melhorar a qualidade de seus serviços, trazendo um retorno viável, garantindo desta maneira a sobrevivência da organização.

2. FERRAMENTAS DE GESTÃO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG).

O processo Seis Sigma é uma ferramenta estratégica muito abordada por gestores e administradores, com intuito de estabelecer um planejamento competitivo. Com o avanço tecnológico as organizações buscam cada vez mais ferramentas que possam melhorar a qualidade de seus serviços, trazendo um retorno viável, garantindo desta maneira a sobrevivência da organização.

Os Seis Sigmas surgiu por volta do ano de 1987, quando a Motorola criou um programa que visava minimizar os defeitos nos produtos, com a finalidade de melhorar os processos envolvidos.

Os novos processos não envolviam somente técnicas de produção, nem inovações em máquinas, mas sim em uma utilização da análise estatística aplicada em todos os processos e serviços. Na década de 1980, a Motorola fez um trabalho de benchmarking, utilizando de seus concorrentes, as informações estatísticas de produção, com altos níveis de aceitação de seus clientes. Os seis Sigmas consiste e dois métodos sendo eles: o DMAMC (ou DMAIC) e o DMEDI.

O processo DMEDI é inserido para o surgimento de um novo produto, e já o DMAMC é inserido na melhoria de um produto ou processo já existente, o mesmo sendo dividido em cinco fases: definir, medir, analisar, melhorar e controlar.

A execução SS, auxilia na melhoria de toda a equipe, porem a implementação desta ferramenta deve iniciar-se pela liderança movida pelos gestores, para que assim possam preparar toda a organização de maneira que todos os envolvidos aceitem o processo. Em suma, que venha desenvolver sistema que estabeleçam uma comunicação mais próxima com os clientes, colaboradores e fornecedores.

Essa ferramenta de gestão além de ajudar no desenvolvimento da empresa, estabelece novas oportunidades de treinamento e grande melhoria continua no processo da mesma.

Diante desta concluímos que, esta ferramenta ampla e abrangente é muito importante para uma carreira administrativa, pois auxilia no processo de qualidade dos serviços prestados e na qualidade do atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com