TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  12/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.916 Palavras (28 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA

ENGENHARIA BÁSICA – Turma: EB1PR34

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

(APS – Atividade Prática Supervisionada)

MANAUS

2015

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

Atividade prática supervisionada para obtenção de nota no 1ª semestre de Engenharia Básica

MANAUS

2015

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1. JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS 5

1.1 - Biografia 5

1.2 - Principais Obras e Ideias de Gauss 7

2. GEORG SIMON OHM 10

2.1 - Biografia 10

2.2 - Principais Obras e Ideias de Ohm 12

2.2.1 - 1ª Lei de Ohm: V = R.i 12

2.2.2 - 2ª Lei de Ohm: 13

2.2.3 - Ohm e as forças eletroscópicas 13

2.2.4 - Outras contribuições 14

3. ARTHUR SCHOPENHAUER 15

3.1 - Biografia 15

3.2 - Principais Pensamentos de Arthur Schopenhauer 17

3.2.1 - Crueldade e compaixão 18

4. IMPACTOS PRODUZIDOS PELAS OBRAS DE GAUSS, OHM E SCHOPENHAUER 21

4.1 - Georg Simon Ohm 21

4.2 - Johann Carl Friedrich Gauss 22

4.3 - Arthur Schopenhauer 23

DISSERTAÇÃO 24

CONCLUSÃO 26

BIBLIOGRAFIA 27

ANEXOS 28

Analise da 1ª lei de Ohm 28

Demonstração: 28

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um pouco da vida, da obra e dos importantes feitos de três grandes homens da história, que brilharam em diversas áreas da ciência. O matemático Johann Carl Friedrich Gauss, o físico Georg Simon Ohm e o filosofo Arthur Schopenhauer.

1. JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS

1.1 - Biografia

Johann Carl Friedrich Gauss nasceu a 30 de Abril de 1777 em Brunswick, Alemanha, em uma família pobre, sendo filho de Gerhard Diederich e Dorothea Benz. O pai, Gerhard, jardineiro e pedreiro de profissão, era um homem honesto, mas queria impedir o jovem Gauss de seguir estudos dignos das suas capacidades. Por outro lado, a mãe Dorothea impôs-se contra o marido e permitiu que Gauss continuasse os seus estudos. Foi o irmão de Dorothea, Friedrich, que viu desde cedo as enormes capacidades do pequeno Gauss e o estimulou para que desenvolvesse o raciocínio lógico enquanto criança. (1)

Entrou para a escola primária aos sete anos. Três anos depois brilhou, quando o professor pediu à turma que somasse todos os números de 1 até 100. Gauss rapidamente observou uma série aritmética, e concluiu que o resultado era a soma de 50 pares de números que somam 101. Com este feito conquistou a simpatia do professor, e este o apresentou ao jovem professor Bartels. Posteriormente ambos ajudaram Gauss a ingressar na escola secundária em 1788. Bartels e Gauss tornaram-se amigos e trabalharam juntos. Bartels, reconhecendo o gênio de Gauss, apresentou-o ao Duque de Brunswick, que ficou impressionado com o jovem e o colocou sob sua proteção, pagando-lhe os estudos até ao final da sua educação. (1)

Em 1792, com 15 anos, ingressou no Collegium Carolinum, e três anos mais tarde frequentou a Universidade de Göttingen. Apesar de já ter descoberto o teorema binomial, a lei da reciprocidade quadrática, e os mínimos quadrados, estava indeciso entre as carreiras de filologia e matemática. Foi a importante descoberta de como construir um polígono regular de 17 lados com régua e compasso que o fez, finalmente, decidir-se pela matemática. Após três anos extremamente prolíferos na universidade, doutorou-se em 1799 pela universidade de Helmstedt com uma dissertação, na qual demonstrou o teorema fundamental da Álgebra. (1)

Como continuava sob proteção do Duque, Gauss não necessitava de obter rendimentos e pôde dedicar-se completamente à investigação. Publicou, em 1801, a sua obra-prima em teoria dos números, "Disquisitiones Arithmeticae", onde, entre outras coisas, introduziu a noção de congruência, e publicou a prova da lei da reciprocidade quadrática. (1)

Também dedicou parte considerável da sua carreira à astronomia. Em particular, fez excelentes previsões da Órbita de Ceres, com recurso ao método dos Mínimos Quadrados, e publicou um tratado de dois volumes dedicado à determinação de órbitas de planetas. Após a morte do seu protetor, Bartels, em 1805, teve de trabalhar para sustentar a família, conseguindo um lugar como diretor do observatório de Göttingen, através de amigos influentes. (1)

A obra de Gauss é muito extensa e diversa. Alguns dos seus importantes contributos, além dos já mencionados, estão relacionados com: geodésicas, teoria das superfícies, transformações conformes, eletromagnetismo, teoria da atração Newtoniana, geometria diferencial e geometria de funções de variável complexa. (1)

Gauss era conhecido por ser frio e severo nas suas relações sociais. Tinha o hábito de trabalhar sozinho, sendo criticado por não se preocupar com a divulgação dos seus trabalhos. Publicava apenas aquilo que considerava estar acima de qualquer crítica e, no seu diário científico foram encontradas descobertas não publicadas que antecipavam resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com