TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORA DE CONTROLE: UMA SOCIEDADE VICIADA EM CRESCIMENTO

Por:   •  11/10/2020  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

FORA DE CONTROLE: UMA SOCIEDADE VICIADA EM CRESCIMENTO

O autor introduz o assunto falando da importância da discussão sobre crescimento desenfreado e do curto ciclo de vida dos produtos atualmente, que são descartados mais rápido que o potencial de recuperação desses recursos pelo planeta. Isso mostra que a constante busca de aumento de lucros e adequação a modismos acaba causando grandes estragos tanto no âmbito social quanto ambiental, o que torna evidente a necessidade de dar mais relevância a esse assunto de forma que o problema seja não só corrigido como também prevenido para que não se repita no futuro.

O desenvolvimento humano abordado no segundo tópico apresenta formas de analisar o consumo e propor novas diretrizes para encaminhar a sociedade para um desenvolvimento mais sustentável, como o indicador de países superpovoados e a Felicidade Interna Bruta (FIB). As avaliações feitas por esses indicadores levam à fomentação de um novo sistema capitalista baseado no equilíbrio entre obtenção de lucro e preservação do meio ambiente. Portanto, a valorização do capital humano e o melhor aproveitamento dos recursos naturais do planeta são essenciais para o pleno desenvolvimento.

Os três tópicos seguintes apontam os problemas que o aumento do consumo pode causar. A obsolescência programada e a cognitiva incentivam o descarte e a produção de lixo sem propor soluções para impedir o desperdício dos materiais. Além disso, a poluição da água e a crescente dependência de recursos não renováveis indicam que a sociedade caminha para uma grande crise caso não mude a forma de pensar e agir, pois, como apresentado no artigo, o crescimento exponencial pode ser difícil de ser identificado e às vezes já pode ser tarde demais.

A ideia do texto conclui-se nos dois últimos tópicos com a proposição de mudanças tanto no uso das novas tecnologias, para otimizar consumo e obtenção de energia, quanto no tratamento do vicio pelo crescimento vivenciado na sociedade atualmente. Temos grandes desafios para reverter os danos causados, porém com a orientação correta podemos adequar nossas necessidades a um desenvolvimento pautado na sustentabilidade.

Fora de controle: uma sociedade viciada em crescimento

Diego Wagner, Fábio Victor, Luiz Teixeira do Vale Pereira, Walter Antonio Bazzo

XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

10 páginas

Renan Fernandes Maia, acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com