TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE TRANSPARENCIA PARA A SOCIEDADE

Por:   •  26/11/2015  •  Monografia  •  4.265 Palavras (18 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE PROJEÇÃO

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDUARDO NASCIMENTO MACHADO

O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE

TRANSPARÊNCIA PARA A SOCIEDADE

Sobradinho, DF

2014


EDUARDO NASCIMENTO MACHADO

O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE

TRANSPARÊNCIA PARA A SOCIEDADE

Artigo apresentado ao programa de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Projeção, como parte do requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

                                                             

                                                               Orientador: Prof. Pedro de Moura Neto, Especialista.

Sobradinho, DF

2014


EDUARDO NASCIMENTO MACHADO

O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE

TRANSPARÊNCIA PARA A SOCIEDADE

 

Este Artigo foi julgado adequado para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, e aprovado em sua forma final pelo Programa de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Projeção.

____________________________________________

Prof. Flauber.........., Especialista

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

Professores que compuseram a banca:

____________________________________________

Prof. Pedro de Moura Neto, Especialista

Orientador

____________________________________________

Prof.,                                  

Convidado

Sobradinho-DF

2014


DEDICATÓRIA

Dedico a meus familiares e em especial a minha esposa que sempre esteve presente incentivando e apoiando nas horas mais difíceis.


[pic 1][pic 2]

AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus e a meus pais, Francisco e Terezinha, pois sem eles nada seria possível e é onde encontro forças não somente para meus estudos, mas para quase tudo.

[pic 3][pic 4]

EPÍGRAFE

“Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter”.

Confúcio


RESUMO[pic 5][pic 6]

DEIXE PARA ELABORAR AO FINAL DO TRABALHO

Palavras-chave:

IDEM

Keywords:

1.         INTRODUÇÃO

         Deixe para elaborar sua introdução ao final do trabalho.

1.1      Problematização

        Entre os maiores desafios atualmente presentes na sociedade brasileira, há um que se relaciona a reduzir o nível de situações delicadas relacionadas à transparência dos gastos dos recursos públicos, fruto da arrecadação dos mais diversos impostos atualmente incidentes no mercado em geral.

        Diante das carências e necessidades apresentadas pela população, seja na área de saúde, segurança ou educação, as principais, percebe-se haver reiteradas situações que abalam a confiança da sociedade naqueles que são os responsáveis por gerir os recursos públicos, mostrando-se cada vez mais presente a importância de se programar procedimentos e metodologias que permitam a transparência dos atos praticados.

        Há ferramentas já atualmente implementadas pelo Governo Federal e governos estaduais, como a Controladoria Geral da União - CGU, a Secretaria Federal de Controles – SFC e o Tribunal de Contas da União – TCU, além do Portal da Transparência e de organizações não governamentais voltadas a apresentar a realidade de como as ações são executadas no meio público.

        Sendo assim, considerando essa sequência de fatos, pode-se admitir que há possibilidade de a população ser inserida na cultura de melhor acompanhar a forma de como são executados os orçamentos públicos, a ponto de exigir que seja ampliada a transparência dos atos praticados?  

       

1.2      Justificativa

        O acompanhamento, participação e fiscalização dos gastos dos recursos públicos por meio do controle social, são de fundamental importância para a melhoria do atendimento às necessidades da população. A transparência da atuação dos gestores permite conscientizar a sociedade no que se refere à forma de utilização dos recursos públicos, contribuindo para a construção de uma sociedade participativa consciente da atuação dos seus representantes, exercendo satisfatoriamente, a cidadania.

1.3      Objetivo geral

         Reforçar a importância de se ampliar o nível de conscientização da população frente à necessidade de se acompanhar a execução dos programas de governo, fazendo referência à estrutura já atualmente desenvolvida no âmbito da esfera governamental.

1.4     Objetivos específicos

a)  Contextualizar a forma de como a sociedade brasileira vem se comportando em relação à cultura de acompanhamento das ações do governo, relacionando com a realidade vivenciada pela população.

b) Demonstrar a forma de como o Estado está aparelhado para realizar a fiscalização e controle dos responsáveis pelos gastos públicos, bem como apresentar outros mecanismos que eventualmente são disponibilizados à população para que acompanhe a execução dos projetos destinados a atender aos anseios da população.

c)  Indicar a forma de como a população pode se valer de informações para exigir que sejam melhor aplicados os recursos públicos, inclusive se utilizando de resultados alcançados pela CGU, SFC e TCU, além de portais e ONG formalmente constituídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com