TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA 1

(Versão de entrega)

Curso:

ENGENHARIAS HÍBRIDO

Disciplina(s):

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I

Unidade:

Unidade V

Nome do aluno:

Nome do aluno:

Nome do aluno:

Nome do aluno:

Data:

Nome do experimento:

Determinação da Densidade de Sólidos

Objetivo(s) do experimento:

  1. Entender que o equilíbrio de forças permite conhecer a massa dos corpos, pois todo o sistema sofre a ação da mesma força a gravidade.
  2. Internalizar a ideia de que a massa é dependente da quantidade de matéria e que a densidade específica é dependente do material.
  3. Obter valores experimentais de densidade do ferro e do alumínio, assim como desvio experimental comparando estes valores com os teóricos.

Materiais utilizados no experimento:

Os materiais utilizados para desenvolver este experimento estão relacionados no quadro abaixo:

Item

Quantidade

Descrição:

1

1

Morsa de Mesa

2

1

Noz dupla

3

1

Varinha de suporte 12 ø x 600 mm

4

1

Eixo de haste

5

1

Balança didática

6

2

Porta pesos

7

1

Pacote de Pesos Padrão

8

1

Decímetro triplo (régua graduada)

9

1

Corpo de prova de Alumínio

10

1

Corpo de prova de Ferro

11

11

Cilindro Oco

12

1

Linha de Nylon (aprox. 30 cm)

13

1

Proveta de 100 ml

14

1

Conta Gotas

15

100 ml

Água

Quadro 1: Relação de Itens do Experimento

Desenvolvimento do experimento:

Nessa etapa o estudante (ou grupo de estudantes) deve registrar em vídeo (com o uso de uma câmera ou smartphone) o andamento do experimento, do processo de pesagem dos corpos de prova indicando no início do vídeo seu nome completo e RA, para permitir consulta no estágio de Pós-Lab e posterior entrega do MAPA.

 Além do vídeo, faça neste campo a descrição, com suas palavras, dos procedimentos de realização do experimento e de obtenção dos dados experimentais.

Relatório do Experimento

Nesse experimento nosso objetivo principal foi descobrir qual é a massa dos corpos de prova, feitos de alumínio e de ferro. Para isso, utilizamos uma balança de contrapeso e, como referencial os pesos padrões para a balança e a água, que possui densidade igual a 1,0 g/ml à temperatura ambiente.

1ª Etapa:

Iniciamos o experimento realizando a leitura do menisco do líquido, para comprovar a medida de volume da água no frasco (100ml).

2ª Etapa:

Para iniciar a pesagem, definimos a massa do cilindro oco onde, posteriormente, será adicionado água para contrapor os corpos de prova. Colocamos o cilindro oco com o compartimento maior voltado para cima e fixo no suporte.

Adicionamos os discos de massa definida até que a régua didática ultrapassasse para o lado dos pesos. Para contrabalancear e descobrir o peso do cilindro oco, preenchemos uma proveta graduada de 100 ml até a marca de 100 ml. Com auxílio de um conta gotas, retiramos o líquido da proveta e adicionamos dentro do cilindro oco que estava na balança de contrapeso. Adicionamos este líquido até que a balança atingisse o equilíbrio, esvaziando o restante da água do conta gotas na proveta. Por fim, fizemos a leitura do menisco do líquido na proveta.

Este cálculo baseou-se na premissa de que 1ml de água, na temperatura ambiente, equivale a 1 g. E para descobrir a massa de água bastou descontar o volume inicial do volume final no frasco.

     

3ª e 4ª Etapas:

Para realizar a medida de massa do cilindro de alumínio, encaixamos os corpos de prova nas extremidades do laço da linha que serviu de encaixe para a argola do prato da balança para içar o corpo de prova.

Montado o sistema, com o corpo de prova suspenso em um dos lados da balança, adicionamos pesos padrões no prato do cilindro oco até que o corpo de prova começasse a se levantar. Mais pesos padrões foram sendo incorporados até que a régua ficasse mais inclinada para o lado do corpo de prova.

   

Para encontrar a massa do cilindro de ferro, realizamos os mesmos passos. Para balancear o equipamento utilizamos a mesma técnica da proveta cheia até 100 ml e fomos adicionando água com o auxílio de conta gotas no cilindro oco.

     

4ª Etapa: Com auxílio da régua graduada, medimos as dimensões (altura e diâmetro) dos cilindros de ferro e de alumínio, utilizados como corpos de prova.

Resultados do experimento:

Preencha neste campo a tabela abaixo com os dados experimentais.

 

Cilindro

Oco

Cilindro de Alumínio

Cilindro de Ferro

Pesos

padrões

17,5 g

22,5g

120g

Volume de água

- 1ml

7ml

8ml

3,8cm

4,0cm

Altura

2,4cm

2,5cm

Diâmetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com