TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Tecnologicos

Casos: Fatores Tecnologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  6.725 Palavras (27 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 27

ETEC- ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL

CENTRO PAULA SOUZA- IRMÃ AGOSTINA

NOMES:

DANIELA NASCIMENTO N°06

ELEMARA GONÇALVES DE BRITO No07

FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA N°10

HENRIQUE RODRIGUES N°12

JOSICLEIDE APARECIDA SILVA N°13

CURSO TÉCNICO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS- 3o L

DISCIPLINA: BASES TECNOLÓGICAS

Profo: RONALDO PAIXÃO

Cidade: São Paulo

ANO: 2013

Empresas e Sociedade

INTRODUÇÃO

A princípio vale ressaltar se há ou não uma diferencia entre empresa e sociedade, para aí sim tecer considerações sobre as mesmas.

Pois bem, não há menor dúvida de que a sociedade e empresa normalmente coexistem, embora se deva admitir a possibilidade, mais teórica do que da prática, de uma sociedade e empresa constituída para a realização de um só ato.

Exemplo de Empresa e Sociedade

Como podem acontecer nas chamadas sociedades acidentais, pois se ressalte ás sociedades constituídas para um único negócio não se pode atribuir a qualidade da empresária dado que inexiste, no caso de uma empresa. Não se deve esquecer também de caso de sociedade que constituída, permanece inerte, sem desenvolver objeto social.

Não resta dúvida que existe entre sociedade e empresa conexões muito próxima, a ponto de deixar reconhecer que entre a mesma haja diferenças nítidas. Ressalva o professor Darcy Arruda Miranda Junior; seguido o entendimento de Franceschelli, que a empresa não é sujeito nem objeto direito. A sociedade, contudo , quando regulamente constituída e arquivada no registro peculiar ,dá nascimento a uma pessoa.

Já para Fran Martins, a empresa é objeto de direito e não de sujeito de direito deve-se considerar também, que extinção da empresa não importa, pelo menos do ponto de vista legal, na liquidação da sociedade, dado que, enquanto não se pode falar em empresa destituída de atividade, é possível dizer-se tal relativamente á sociedade.

A sociedade é constituída para exercício de uma atividade, contrariamente á, empresa que é justamente, o exercício de uma atividade. Deve-se assinalar, igualmente, que as obrigações assumidas pelos sócios relativamente à terceiro em decorrência do contrato social, prevalecem, ainda que a empresa não tenha sido constituída ou jamais venha sê-lo.

A) Empresa de pequena dimensão

O papel desempenhado pelas empresas de pequena dimensão é fundamental para assegurar o desenvolvimento e a estabilidade da economia da maioria dos países.

No Brasil, este segmento da economia é composto por 3,5 milhões de empresas que, representam 98,3% do total de empresas registradas, respondendo por 20,4% do Produto Interno Bruto e por 59,4% da mão-de-obra do País.

No entanto, muitos estudos realizados sobre este assunto confirmam que, o sucesso de um empreendimento está relacionado com atributos e comportamentos de seus empreendedores. No caso de empresas de pequena dimensão, as características individuais firma. Nas primeiras etapas do desenvolvimento, a debilidade e a vigor são também os do empreendedor. “A personalidade do empreendedor configurará a imagem da empresa, os valores e o comportamento social da nova firma”.

Diversos trabalhos empíricos demonstram esta afirmação e confirmam que, mesmo em regiões com grandes diferenças sócias - econômicas, as similaridades entre os empreendedores são muito grandes.

Devido ao importante papel exercido pelas empresas de pequena dimensão no Brasil, faz-se necessário um entendimento sobre os aspectos que contribuem para o sucesso ou fracasso que, sirvam para sustentar instrumentos que ampliem e melhorem o entendimento a respeito deste fenômeno.

Este estudo se justifica por uma série de razões que demonstram a importância desempenhada pelas empresas de pequena dimensão em nosso País, dentre as quais se podem citar:

• As empresas de pequena dimensão representam novas fontes de emprego.

• Constituem-se em novas unidades geradoras de impostos com capacidade de ampliar a oferta de produtos para o consumidor.

• Estimulam a concorrência de preços e qualidade, por meio de suas respectivas atuações no ambiente empresarial, entre outros.

 O que são as pequenas empresas

Antes de se tentar dimensionar ou conhecer o que são as pequenas empresas, é imprescindível entender, inicialmente, o que é empresa.

DEMAC (1990) apud LEZANA (1996, p.2), define: "Empresa é um lugar onde se cria riqueza e que permitem pôr em operação recursos intelectuais, humanos, materiais e financeiros para extrair, produzir, transformar ou distribuir bens e serviços, de acordo com objetivos fixados por uma administração. De maneira geral, estes objetivos se relacionam, em maior ou menor grau, com a ambição de ganho e com o benefício social".

Enfim, de forma bastante geral, uma empresa nada mais é do que uma pessoa ou um grupo de pessoas que, desenvolvendo trabalhos de forma conjunta, busca atingir objetivos utilizando-se da gestão de recursos humanos, materiais e financeiros. Estes objetivos empresariais normalmente variam à medida que a empresa se desenvolve. São divididos em diretos e indiretos e estão definidos, na maioria das vezes, em: produção ou venda de bens de consumo e de produção, prestação de serviços, atendimento às necessidades dos clientes/consumidores, finalidades sociais, lucro e sobrevivência.

Já que este trabalho tem como preocupação básica a pequena empresa, se faz necessário conhecer, então, o que é ela. Antes, porém, é importante destacar a existência das microempresas, regulamentadas pela Lei n.º 7.256 de 27/11/1984, as quais muitas vezes são confundidas com pequenas empresas.

Mediante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com