TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazer Teste: Exame I (2014/1)

Ensaios: Fazer Teste: Exame I (2014/1). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  3.622 Visualizações

Página 1 de 10

Pergunta 1

Com o final da 2a Guerra Mundial, a geopolítica entra em uma zona de questionamentos, dado o momento histórico e os alinhamentos promovidos pela geopolítica clássica na política externa alemã. Como grande parte da literatura sobre geopolítica foi desenvolvida na Alemanha, bem como a aplicação bélica da teoria, o tema se tornou impopular no mundo acadêmico. Nesse contexto, podemos afirmar que:

a.

A criação, em 1947, do Plano Marshall marcou o começo de uma verdadeira cooperação econômica intraeuropeia. Esse plano de cooperação contribuiu de forma significativa, porque os EUA perceberam que, sem a existência de cooperação, qualquer ajuda seria inútil.

b.

A partir do final da década de 1940, com o término da 2a Guerra Mundial, a Inglaterra saiu bastante fortalecida do conflito, tornando-se a grande fornecedora de bens manufaturados para o resto do mundo. Essa proposta de comercialização contribuiu para aniquilar a proposta da geopolítica.

c.

Tanto os EUA (capitalista) quanto a URSS (socialista) tinham ideias similares para a reconstrução do equilíbrio mundial, eliminando substancialmente a rivalidade entre esses dois países pela busca da soberania mundial.

d.

Até o fim do socialismo soviético no final dos anos 1980, a proposta de estudo da geopolítica continuou esquecida, isso porque não houve problemas de acirramentos e/ou conflitos que pudessem suscitá-las.

e.

Com o final da Guerra Fria e com o desaparecimento da URSS, os temas sobre geopolítica foram definitivamente esquecidos. Nada mais foi produzido e os poucos estudos gerados centram-se na questão do poder do cidadão e do meio ambiente.

1 pontos

Pergunta 2

Uma das grandes práticas empreendidas pela Europa durante o século XV e que permitiu o avanço do sistema capitalista de produção foi:

I. A expansão de suas dimensões internacionais pelas práticas do mercantilismo.

II. A permissão do ingresso de empresas multinacionais como forma de expansão de produção.

III. O fortalecimento tanto da produção quanto do consumo interno, privilegiando questões regionais.

IV. A amplitude das transações financeiras internacionais, bem como das produtivas.

Está correto o que se afirma em:

a.

I e II.

b.

II e III.

c.

I.

d.

I e III.

e.

III e IV.

1 pontos

Pergunta 3

Diversos autores escrevem sobre os problemas causados a um país acerca de sua dívida externa. A dívida externa é, sem dúvida, um problema de enorme importância para os países em desenvolvimento, devido ao(a):

I. Custo do empréstimo.

II. Balança comercial ter produtos de baixo valor agregado.

III. Fato de representar uma grande transferência de riqueza.

IV. Pagamento dos juros e outros serviços da dívida.

Está correto o que se afirma em:

a.

I e II.

b.

II e III.

c.

I e III.

d.

III.

e.

I, II, III e IV.

1 pontos

Pergunta 4

A globalização assumiu as características básicas do capitalismo monopolista no final do século XX, integrando o capital na escala mundial e criando as empresas mundiais. Com isso, essas empresas passaram a produzir em qualquer parte do mundo, visando, fundamentalmente, à:

a.

Redução de custo e acesso ao patamar tecnológico possível.

b.

Cartelização do mercado e domínio político.

c.

Hegemonia econômica e controle social.

d.

Consolidação dos oligopólios internacionais e manipulação ideológica.

e.

Domínio militar e supremacia política.

1 pontos

Pergunta 5

“O atual processo de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. [...] Só que agora essa expansão – e esse é o dado novo – pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra. [...] A farda agora é o terno e a gravata, pelo menos para os novos ‘executivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com