TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Façam Leitura do Texto

Por:   •  27/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Façam a leitura do texto “objetivos da ergonomia” e respondam as questões: O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos? Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção? De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?

O Engenheiro de Segurança do Trabalho atua como um conceituador, pois trabalhará com a formulação de hipóteses. Por meio deste trabalho, deverá se encontrar solução para os problemas enfrentados ou que possam surgir nas etapas de produção. Para cada formulação temos a possibilidade de distintas soluções. Na busca de atingir os objetivos de solucionar o problema, é realizada o processo de intervenção no processo laboral que deve ser caracterizada como um meio para definição de práticas das interações da situação de trabalho, da natureza do problema e da natureza da solução. Não podendo ser uma ciência exata com apenas uma resposta correta para a solução dos problemas. Além disso, o deve interagir frequentemente com os trabalhadores e buscar continuamente junto com os mesmos: uma reflexão do ambiente de trabalho; da produção; da saúde e dos riscos envolvidos no processo de produção, almejando qualidade do produto; eficiência na produção; satisfação do empregador e empregado; bem-estar, saúde do trabalhador e segurança de todo processo produtivo.

Toda experiência acumulada por anos de trabalho deve ser considerada, pois o trabalhador experiente tem o conhecimento prático e técnico dos acontecimentos dentro do processo produtivo. A experiência acumulada não é suficiente para a EST se o trabalhador não ter: acompanhamento técnico; treinamento contínuo; reciclagem; conhecimento e aplicação das regras e normas técnicas. O trabalhador com muita experiência, também pode ter aversão às mudanças; inserção de novos métodos de trabalho; implantação de tecnologias novas nos processos produtivos de trabalho e a inserção de pessoas novas e sem experiência. Portanto, cabe a EST fazer a intervenção aplicando a experiência acumulado como auxiliar no processamento e tomada de decisão.

As ferramentas são instrumentos que facilitam a aplicação de uma determinada força ou ação, a fim de dar mais eficácia no acionamento de um dispositivo para melhorar uma determinada ação produtiva. Portanto, diversas ferramentas de reflexão podem ser usadas pelo EST. De acordo com o planejamento estratégico traçado e os recursos disponíveis, o engenheiro de segurança pode trabalhar principalmente: a interação e comunicação com os trabalhadores; vídeos interativos; estatística aplicada; coleta e registro de dados; banco de dados; artigos; legislação; normas; experiência adquirida e ferramentas de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com