TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas da Engenharia de Produção e Melhoria na Construção Civil

Por:   •  7/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

OPTATIVA 3

PROPOSTAS DE MELHORIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL POR EMPREITADA

ANA FLÁVIA ELOI

ANA CAROLINA SILVA

JÉSSICA CASTRO

ÍTALO MENEZES

LÍVIA GOMES

Divinópolis/MG

Agosto/2020

Ferramentas da Engenharia de produção e melhoria na construção civil

No segmento de construção civil por empreitada, a Construtora Sólida tem desenvolvido fornecedores (empreiteiros que executam vários métodos construtivos) das mais diversas expertises, tais como: assentamento de revestimento, instalações elétricas, águas e esgotos, marcenaria, gesso e acabamento. As compras dos materiais utilizados nas obras são realizadas pelo Gerente Administrativo-Financeiro da sede da empresa, seguindo os requisitos e determinações do projeto e do próprio contrato. São inúmeros os fornecedores em processo de cotação, e aquele que apresentar menor preço terá ganho a empreitada. Os fornecedores entregam os materiais, que variam de cimento a barras de ferros, diretamente na obra, tendo acesso diretamente ao depósito de materiais, não exigindo ninguém da construtora ou dos empreiteiros para fazer o recebimento.

Durante a obra que envolve aproximadamente 400 trabalhadores na construção de até 60 apartamentos simultaneamente, existe uma fiscalização por parte do engenheiro responsável do projeto. Esse funcionário da Construtora Sólida se reporta ao diretor operacional. Mas é muito trabalho para uma única pessoa, pois são inúmeros os detalhes e complexidade da construção civil. Talvez por isso é comum faltar alguns materiais durante a construção, exigindo novas compras, que ocasionam custos fora do orçamento e atrasos nas entregas. Quando a construção é entregue o Engenheiro Responsável visita a obra junto com o cliente a fim de conferirem juntos se tudo está em conformidade para que haja, então, a entrega formal das chaves. Uma análise estatística foi feita em cada Folha de Verificação de Entrega de Obra e na última visita vários problemas foram verificados, sendo que três são reincidentes: cuba da pia da cozinha amassada, pintura com manchas e janelas que emperram. Isso tem feito com que o cliente não aceite a entrega até que tudo seja reparado, o que tem causado, além de prejuízos, atrasos na data de entrega, que muitas vezes incide em multas.Para tentar amenizar o problema, a empresa resolveu contratar um estagiário em Engenharia de produção, com conhecimento em padronização de processos e qualidade.

Desta forma, você, estagiário, deverá mapear as principais atividades da construção civil por empreitada, identificando as possíveis falhas e oportunidades de melhoria, além de propor a implementação da qualidade na organização como um todo.Ao final do programa de estágio, a empresa pretende contratá-lo, caso observe que suas ações incidiram em resultados positivos nos processos.

Mapeamento das principais atividades da construção civil por empreitada:

  • Assentamento de revestimento
  • Instalações elétricas, águas e esgotos
  • Marcenaria
  • Gesso e acabamento

ANÁLISE: Para que as obras ocorram no tempo certo e qualidade garantida, é preciso ter uma equipe qualificada onde cada integrante seja responsável por sua função garantindo eficiência no serviço.

Problemas reincidentes detectados nas obras:

  1. Pia da cozinha amassada: Verificar com os fornecedores a qualidade da pia antes da compra, garantia, se no ato da entrega o produto está em conformidade com o esperado. O funcionário que fizer a instalação deve ser responsável e se atentar para que não ocorra desconformidades com o produto.

  1. Pintura com manchas:Verificar procedência das tintas que serão utilizadas e os pintores deverão ser profissionais para utilizar as técnicas necessárias para evitar as manchas.Garantir que a iluminação e o local estejam limpos e adequados para não atrapalhar no resultado. Garantir uso de pincéis de boa qualidade
  2. Garantir que todos os lugares indesejados de ir pintura estejam devidamente vedados

  1. Janelas que emperram: Comprar janelas de qualidade e fazer a instalação de forma correta, também com profissionais qualificados.

Cenário atual: (SOBRECARGA DO ENGENHEIRO)

  • Um engenheiro responsável por 400 trabalhadores na construção de até 60 apartamentos simultaneamente
  • Inúmeros os detalhes e complexidade para uma única pessoa
  • Falta de materiais durante a construção, exigindo novas compras, que ocasionam custos fora do orçamento e atrasos nas entregas

ANÁLISE: Dividir as tarefas com encarregados em determinadas áreas para que o engenheiro responsável possa exercer sua função sem sobrecarga e não  esquecer dos detalhes mencionados.

Transtornos causados:

  • Cliente não aceita a entrega até que tudo seja reparado
  • Prejuízos
  • Atrasos na data de entrega
  • Retrabalho
  • Multas

ANÁLISE: Para evitar esses transtornos, seguindo as orientações feitas nas análises anteriores é possível minimizá-los, garantindo qualidade, satisfação dos clientes e como benefícios serão evitados prejuízos e multas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com