TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Avaliação de Impactos Ambientais

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Diana Susa Keren da Silva Lopes

Curso: Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Data: 06/05/2019  Disciplina: Avaliação de Impactos Ambientais

Conteudista: Ricardo Finotti Leite

TEMA:

Fichamento: HOLT, Diane; LITTLEWOOD, David. Identificação, mapeamento e monitoramento do impacto em organizações híbridas. In: California Management Review, vol. 57, nº 3, 2015.

“As organizações híbridas são identificadas tipicamente por duas características principais. A primeira é que elas existem na interface entre modelos de negócio com fins lucrativos e sem fins lucrativos. A segunda é que elas adotam uma ética de negócio orientada para missão associada com o objetivo social e/ou ambiental, dando primazia a essa missão em relação ao retorno econômico. ” (p. 01)

“A fim de monitorar o impacto de uma organização híbrida com relação a suas atividades de criação de valor, é importante, primeiramente, mapear como, onde e com quem esse impacto ocorre. Para determinar a extensão da hibridação de uma organização, precisamos considerar a sua prioridade relativa entre as duas condições de interface que elas enfrentam, tais como suas missões sociais/ambientais e o foco no lucro ou não. ” (p. 02)

“Esse processo de Mapeamento de Impacto Híbrido (Hy-Map) também pode ser usado para compreender e comunicar o impacto para as partes interessadas internas e externas. (...) o Hy-Map é uma ferramenta que pode ser adaptada e aplicada a iniciativas de parceria co-criadas entre organizações híbridas e tradicionais, para ajudar ambos os parceiros a esclarecer os resultados desejados de seus relacionamentos e entre as partes interessadas. ” (p. 03)

“O termo “organização híbrida” ganhou recentemente a atenção internacional como um termo abrangente do que designações, tal como “empresa social, ” refletindo a heterogeneidade de formas legais, missões e contextos diversos em que esses modelos de negócio distintos estão inseridos. A crescente proliferação de modelos de empresa social “lucrativa”, particularmente na África, levou a discussões acaloradas sobre a definição, quando “puristas” sugeriram que nenhuma empresa social deve obter lucros, apenas operar puramente sem fins lucrativos. ” (p. 03)

“...“hibridação”, como um termo de definição, é aquele que reconhece que algumas organizações podem empreender alguma distribuição limitada do lucro e ainda adotar a primazia de suas missões sociais/ambientais sem fins lucrativos. ” (p. 04)

“... os negócios tradicionais focam principalmente na criação de valor econômico e no lucro, apesar de poderem gerar simultaneamente valor social e valor ambiental. ” (p. 05)

“Escolhemos quatro países para o nosso trabalho de campo, com contexto nacional e níveis de renda distintos: Moçambique (após o conflito), Zâmbia (baixa renda, sem litoral), Quênia (renda média a baixa) e África do Sul (o mais desenvolvido institucional e economicamente no continente africano). Os nossos 20 casos variam conforme a idade, possuem tamanhos diferentes, têm missões sociais e/ou ambientais diversas, fundações econômicas distintas e adotam uma mistura de distribuições lucrativas ou investimentos sem fins lucrativos. ” (p. 06)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com