TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Tipo de Documento: Revista

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento

Tipo de Documento: Revista

Referência Completa:

SANTANA, Obdália. Entre plagio e autoria: qual o papel da universidade. In: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, maio/ago, 2008. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/12.pdf >.

Tema:

Entre o plagio e a autoria: qual o papel da universidade? Local onde se encontra a obra:

Biblioteca pessoal.

Esquema:

Crítica ao plagio no universo acadêmico.

Em que pela facilidade e rapidez da busca na internet, muitos optam pelo plagio. Palavras-Chave:

Plagio; autoria; autor

Citações diretas

Obdália afirma que “A pesquisa realizada com os referidos sujeitos revelou indicadores sólidos que evidenciam o quanto os hipertextos digitais se vêm tornando a maior fonte de busca de informações e conhecimentos entre eles, seja para solucionar problemas referentes à falta de tempo, seja para dar-lhes embasamento teórico.” (p. 2).

Vale ressaltar que, apesar de este estudo referir-se ao plágio na área de letras, espaço em que ainda pouco se discute sobre o assunto, a ação de copiar – como violação da honestidade acadêmica e intelectual – e as relações que se estabelecem a partir dessa prática vêm sendo analisadas com seriedade por outras áreas na comunidade acadêmico-científica – por exemplo, na área de direito, ciências biológicas e saúde – e pelas agências de fomento à pesquisa, além de serem bastante difundidas entre pesquisadores de vários países.(OBDÁLIA, p. 3)

Citação indireta (paráfrase)

Estamos vivendo uma sociedade, em que o ato de plagiar se tornou comum. E com a internet o ato torna-se uma possibilidade aberta ao infinito. Com ela os textos digitais vem com praticidade, economia e velocidade, isso tem contribuído para aumentar esta ação dentro da universidade, quando se é pedido um texto como resumo, resenha, artigo, entre outros. (OBDÁLIA)

Apreciação - Comentário Geral:

Neste revista, Obdália traz uma reflexão acerca do plagio que existe há muito tempo, mas atualmente tem ganhado força com a ajuda da internet, pois ela traz praticidade e velocidade na procura por textos digitais. O plagio tem se tornado comum, porque muitas pessoas pela falta de tempo procuram algo mais fácil e não exercitam a mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com