TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotografia Digital

Dissertações: Fotografia Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 8 : Composição

Duas regras básicas: A primeira regra é aquela que diz que na fotografia as regras existem para serem ignoradas sempre que for conveniente, em favor de uma tomada emocional de uma fotografia ou do registro de uma cena.

A segunda regra diz que o centro de interesse de uma foto não deve ser necessariamente o centro da foto.

A regra dos terços : Essa regra diz que devemos dividir a cena em três partes utilizando duas linhas verticais e horizontais , como num jogo da velha. A interseção das quatro linhas cria pontos focais , esses pontos , chamados de terços , são o centro passivo das atenções para quem olha uma cena. A regra dos terços nos diz para colocarmos o assunto de maior atenção em algum dos terços da cena . Não é necessário ocupar todos os pontos ou linhas, mas situar em algum deles o elemento principal da foto.

Conceitos aplicados em fotos : Simplicidade , centro de interesse , direção, ângulo da câmera , balanço e detalhes.

Simplicidade : Uma foto deve ser simples e objetiva para transmitir sua mensagem . A simplicidade se aplica tanto na quantidade de elementos , que não devem competir pela atenção de quem a vê, como na relação entre eles.

Formato : Você pode escolher entre o modo retrato , com orientação vertical , ou paisagem , em que a cena fica disposta horizontalmente . A foto tomada nos dois modos da uma visão diferente ao tema.

Direção : A condução do olhar para o centro de interesse da foto é muito importante , e é feito através das linhas visíveis , formadas por caminhos , ruas , linhas ou outros elementos que induziam o espectador a segui-los , ou as linhas invisíveis , que são subjetivas , porém se mostram como condutoras de olhar.

Iluminação : Você pode usar a iluminação para chamar mais atenção para uma parte da cena , ou tirar a força que um elemento possui.

Ângulo de tomada : O ângulo de tomada de uma foto pode mudar completamente o resultado do clique. Sempre que possível procure rodear completamente o assunto , no caso de monumentos e arquitetura , ou explorar um local utilizando ângulos opostos ou inusitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com