TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fresadora cnc

Por:   •  29/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Fresadora CNC

Fresadora é uma maquina de usinagem de materiais que pode ser classificada em horizontais e verticais, depende do funcionamento e posicionamento da fresa, e a grande parte das maquinas contem um sistema mecânico de eixos cartesianos.

        A fresadora necessita de uma estrutura rígida, muito sólida para que se tenha precisão aos comandos aplicados e a menor massa possível, caso contrario pode danificar a fresa a estrutura e com o tempo diminuir a precisão dos cortes, já que a ferramenta de fresamento é submetida a grandes esforços. Elas podem ser construídas com 3 ou 5 eixos, estrutura mecânica e componentes de transmissão podem variar, as combinações desses componentes que vai implicar na atuação. Os motores dos eixos são controlados por placas conhecidas como “drivers”, através de comandos numéricos computadorizado enviados para outra placa responsável pela comunicação.

Componentes da Fresadora CNC:

O projeto é de uma fresadora CNC vertical com uma fresa para usinagem de madeira, os primeiros passos para o projeto CNC é definir o tamanho da estrutura, materiais utilizados, numero de eixos e motores, e o circuito eletroeletrônico.

A estrutura Mecânica pode ser feita de vários matérias, a opção desejada foi de madeira MDF, cada peça foi projetada utilizando o software SolidWorks, a madeira foi cortada por uma maquina de corte à laser CO2 de 40W, cada peça foi acoplada com parafusos e porcas para ter alta resistência.

Três eixos e três motores de passo correspondentes a X, Y, Z, o porta fresa conta com mais dois eixos e suas respectivas buchas para maior precisão. Uma placa drive controladora para cada motor, e uma placa de comunicação através de porta paralela.

A IMAGEM X é um exemplo de maquina fresadora CNC de pequeno porte, podemos identificar os eixos cartesianos X, Y, Z, onde X é a base.

A estrutura da maquina tem 1,3m nos eixos X e Y que correspondem ao comprimento e largura, o eixo Z responsável pela altura e movimento da arvore de trabalho mede 30 cm, a mesa de trabalho é de 1,0m², sendo assim possível fabricar peças de até 1m² e proximadamente 20cm de altura.  

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (253.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com