TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fresadora CNC Trabalho apresentado por Lethícia Dátilo – 41400267

Por:   •  19/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Fresadora CNC

Trabalho apresentado por

Lethícia Dátilo – 41400267

5011

Sumário

  1. Fresadora CNC
  2. Parâmetros de Cortes
  3. Benefícios de Utilizar a Fresadora
  4. Aplicações Práticas
  5. Tipos de Máquinas
  6. Bibliografia

Fresadora CNC

CNC (Controle Numérico Computadorizado), é uma máquina que seus movimentos são controlados por um computador, assim como as impressoras 3D. A diferença entre elas é a sua ponta, que pode derreter plástico, soltar laser ou ter uma fresa cortante.

A Fresadora CNC usa de um método subtrativo para esculpir a peça, em uma chapa ou bloco material.

[pic 1]

O controle da Fresadora é feito por 3 eixos (X, Y, Z) com precisão.

A ferramenta Fresa é muito parecida com uma broca de furadeira, que cortam lateralmente.

Tudo começa com o desenho (2D ou 3D) em CAD, então o desenho é importado para o CAM, onde são configurados todos os cortes do desenho, em seguida, passa-se para a configuração da máquina, onde coloca-se e prende-se o material.

Parâmetros de Cortes

Os parâmetros que descrevem o corte de uma Fresadora CNC são: velocidade de corte (uma velocidade muito alta, poderia quebrar a fresa e uma lenta demais poderia danificar o material), frequência de rotação e velocidade de avanço. As dimensões de corte são: profundidade de corte (essa configuração descreve quantos milímetros a fresa vai cortar por camada), penetração de trabalho, diâmetro da ferramenta, número de dentes (necessário para saber a profundidade desejada do corte), taxa de remoção de material e tempo de corte.

Os tipos de cortes de uma Fresadora CNC são: Profile (o corte ocorre quando a fresa atravessa toda a espessura do material, seguindo um caminho. Se caso, for um caminho fechado, no final do corte a peça solta do material), Engrave (a Fresa retira apenas uma camada do material, geralmente mais superficial), Fill ( utilizada para criar vetores em gravações ou superfícies planas), 3D Profile (requer um movimento sincronizado dos 3 eixos da Fresadora, usina peças em curvas tridimensionais).

Porem, precisamos ficar atentos à algumas restrições, como por exemplo, Undercuts ( alguns cortes não são alcançáveis pela Fresa, essas regiões são chamadas de Undercuts e para corta-las é necessário que se vire o modelo na mesa de trabalho), Comprimento da fresa e Cantos Arredondados( o corte da Fresadora tende a ficar com cantos arredondados, por causa do diâmetro da fresa).

 

Benefícios do Uso da Fresadora

Alguns benefícios que podemos destacar de uma Fresadora é a automação, a sua precisão, sua flexibilidade, sua rapidez, segurança e maior produtividade.

Com a automação, a necessidade de operadores pode ser reduzida ao mínimo e/ou eliminada.

As Fresadoras CNC são altamente precisas, o que torna fácil o reconhecimento de componentes produzidos que estão fora do “padrão”.

Há uma infinidade de produtos que podem ser produzidos com a fresadora, apenas mudando o seu programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (561.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com