TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Física

Por:   •  18/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Carga Elétrica – Eletrostática

Marcio Luiz Gibim

Vinicius Feitosa

Bianca Goulart

Gabriel H. Moro

Lucas A. Alves

Data da Realização do Experimento: 20/03/2018

Santa Bárbara d’ Oeste

27 de março de 2018

Objetivo

Descrever o funcionamento do eletroscópio, mostrar como podemos carregar eletrostaticamente um corpo, por atrito. Reconhecer e mostrar como as cargas elétricas se distribuem na superfície externa do condutor. Evidenciar indiretamente, a existência da carga, através da força eletrostática

Introdução

Esse experimento, foi realizado com o intuito de facilitar na compreensão do assunto referente à eletrostática, identificando os métodos de eletrização, sendo o principal, por atrito.

O eletroscópio é um aparelho que se destina a indicar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. O eletroscópio mais comum, é o Eletroscópio de Folhas.

Um bom exemplo de eletrização por atrito que acontece durante o nosso dia a dia, são os veículos, que também se eletrizam quando se movimentam, devido ao atrito com o ar atmosférico. Aviões possuem pequenos fios prolongando-se das asas, através dos quais as cargas elétricas escoam para o ambiente. Caminhões que transportam combustíveis são ligados à terra quando estão reabastecendo os postos.

Em clima seco, certos veículos conservam mais a eletricidade adquirida por atrito, e o passageiro, ao descer, leva um pequeno choque, pois faz a ligação do automóvel com a terra.

Procedimento

Primeiramente, realizou-se o teste de atração entre dois corpos, assim sendo o corpo com cargas negativas (canudo), e corpo com cargas positivas (Placa de alumínio).

Atritou-se o canudo com um papel toalha e depois aproximou-se o mesmo da placa de alumínio, sendo assim houve uma forte atração entre os dois corpos.

Figura 1 – Atração do canudo ao alumínio.

[pic 2]

Fonte : Experimento no Laboratório.

Em seguida foi realizado o mesmo procedimento, mas desta vez com 2 placas de alumínio próximas unidas por um fio não condutor (Barbante), logo após eletrizou-se o Canudo novamente aproximou-se o mesmo da placa de alumínio e não houve reação.

Figura 2 – Uso do barbante não condutor.

[pic 3]

Fonte : Experimento no Laboratório.

Após, realizou o mesmo procedimento, mas desta vez com um fio condutor (Fio de cobre), que ao aproximar-se o corpo eletrizado (canudo) do corpo inerte houve uma pequena reação de atração dos corpos.  

E por último foi realizado o mesmo procedimento, mas desta vez com três placas de alumínio e o Fio condutor de Cobre. Que ao encostar o Canudo eletrizado no fio de cobre houve uma plena transferência de cargas para as placas, assim havendo uma reação entre atração entre os corpos.

 

Figura 3 – Uso do fio de cobre condutor..

[pic 4]

Fonte : Experimento no Laboratório.

Materiais Utilizados

- Fio de cobre

- Barbante

- 3 Placas de alumínio

- 2 Canudos

- Papel toalha

Resultado e Discussão

Em todos os testes realizados houve um resultado muito satisfatório, na questão da atração do alumínio para o canudo, e pelas 3 placas de alumínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (340.3 Kb)   docx (276.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com