TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de gestão de projetos

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.917 Palavras (20 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 20

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Fundamento de Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno: Lilian Viegas Duarte

Turma: NL01715-ZOPRJNT05T1

Tarefa: Estudo de Caso Show de Rock anos 80.

Introdução

Ao logo da Disciplina de Fundamentos de Gerenciamento de Projetos aprendemos a definição de projeto e de seu gerenciamento, utilizando as boas práticas apresentadas no guia PMBOK, onde são apresentados 5 grupos de processos de gerenciamento de projetos dos quais são compostos de 47 processos e suas 10 áreas de conhecimentos, aprendendo a estruturar um plano de gerenciamento de projeto.

Ainda nos foi apresentado as formas de estruturação organizacionais e como isso impacta diretamente nos projetos.

Nesta fase final da disciplina nos foi proposto a realização de uma atividade, com apresentação de um estudo de caso de uma empresa no seguimento comercial de atacado, com o objetivo de gerar uma análise sobre a condução de uma estratégia, adotada por tal empresa, de forma que possamos avaliá-la, tomando como base os princípios de gestão de projetos dentro da concepção do guia PMBOK e suas ferramentas de gerenciamento, assim como a estrutura organizacional que as empresas envolvidas na estratégia supramencionada se enquadram.

Desenvolvimento – análise do caso da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos

O estudo de caso se refere a empresa CCC, que é uma forte rede de lojas de atacado de roupas no Brasil, que vem buscando vantagens competitivas no mercado e acredita que para isso, precisa fortalecer sua marca cada vez mais, a deixando sempre em evidência. Para conseguir tal objetivo, vem apostando em estratégia de marketing, onde é a principal patrocinadora de eventos culturais realizados em todo o Brasil, adquirindo uma empresa com Know-how para a devida produção de tais eventos, a DT produções.

Seu projeto mais atual é a realização de um show de Rock dos anos 80, que será realizado em dezembro de 2017, na cidade de Porto Alegre. Mas podemos considerar a produção de tal evento como um projeto?

Este evento é único, pois embora exista a realização de diversos shows de Rock acontecendo ao longo do ano no Brasil, a ideia da empresa CCC em vincular a imagem de suas roupas a um show de rock, estipulando ainda uma década especifica, de estilo deste tipo música, década a qual foi muito rica na composição de figurinos e do mundo da moda, torna esse projeto singular.

Outro ponto relevante a considerar é para que o planejamento e organização deste evento sejam realizados de forma mais clara e mais preciso, o ideal é que ele seja realizado em fases. Uma boa separação seria 3 (três) fases distintas como: a fase de pré-show, o show propriamente dito e a terceira e última fase o pós-show. Desta forma podemos organizar melhor o que ocorrera em cada fase assim com as atividades que precisaremos realizar em cada uma desta fase, facilitando o controle do processo e de seus resultados.

  1. Pré-evento:
  • Definição do escopo do projeto;
  • Planejamento das etapas;
  • Levantamento de receitas e despesas esperadas;
  • Escolha dos fornecedores;
  • Contratação da equipe.

  1. Evento (organização do evento propriamente dita):
  • Montagem do evento no local escolhido;
  • Operacionalização das atividades.
  1.  Pós-evento:
  • Desmontar da estrutura do evento;
  •  Fechamento financeiros;
  •  Realização de Pagamentos.

Este evento, conforme senário apresentado, será evidentemente feito por pessoas e terá como patrocinador a própria empresa CCC, apresentando assim um orçamento limitado e recursos escassos.

Possui uma data limite para sua realização, ou seja, para a entrega do produto final, que no caso é a apresentação das bandas de rock. Data tal prevista para ser realizada no final do ano de 2017. Desta forma, podemos concluir que este evento não é algo contínuo, ele possui data prevista para início e término.

Devido a composição relatada acima, fica evidenciado que tal evento é um projeto, pois ele apresenta as suas principais caraterísticas de definição. Ele é singular, temporal e progressista. Esse evento ainda é realizado por pessoas, tem seus recursos escassos e uma série de restrições (como espaço, tempo, investimento, ...)

Agora partindo para uma análise mais focada na estruturação organizacional das empresas envolvidas no estudo de caso (empresa CCC  e DT produções), temos:

De acordo com o relatado no estudo de caso, a empresa CCC foi fundada por uma família de italianos que migraram para o Brasil e por isso tive a percepção de que a empresa CCC, veio de uma concepção de empresa familiar, criada e mantida com conceitos de uma estruturação simplificada, com ambientes mais conservadores, mais tradicionais. Embora, tenha se tornado uma grande, com uma extensa rede no mercado atacadista, ele vem se mantendo nesta concepção.

As atividades principais estão direcionadas a confecção de roupas, onde os trabalhos e funções são mais previsíveis e que não exige uma mudança constante de procedimentos em seu dia a dia ou ainda do dia para a noite. Assim, utiliza a função como a maneira mais apropriada para gerir seus negócios e dividir as áreas de responsabilidade e autoridade, mantendo a sua estruturação organizacional mais verticalizada, onde a presidência (cargo de maior autoridade e responsabilidade), me parece manter a figura de um representante com fortes laços com a família fundadora da empresa.

Desta forma eu classificaria a estrutura desta empresa como Estrutura Funcional.

A empresa DT Produções, tem seu portfólio direcionando a produção de eventos. Uma empresa que trabalha diretamente com a criatividade como a essência do negócio, me faz remeter que seu ambiente de trabalho, promove aos seus funcionários, um senso mais colaborativo, onde a pró-atividade e espontaneidade para a criação de novas ideias sejam a produtividade mais almejada em seus funcionários. As produções de eventos são extremamente diferenciadas, variando com os temas escolhidos, gosto do cliente, público alvo a atingir, os laços culturais regionais, dimensões dos locais de eventos, entre vários outros aspectos.... Tudo isso traduz a individualidade e singularidade que é produzir cada evento. Desta forma, e como já mencionamos em comentários neste próprio estudo de caso, um show ou um evento, são classificados como projetos. E uma empresa que nasceu com a concepção de que o seu objetivo principal é de organizar, planejar e produzir tais projetos, como a empresa DT produções, pode ser classificada como Estrutura Projetizada.

Agora realizando um análise mais especifica com foco no projeto podemos identificar os processos e os principais documentos necessários para gerenciar todo o ciclo de vida do projeto . Par tal análise, vamos adotar as boas práticas e ferramentas do Guia PMBOK® do PMI®, quinta edição, o que não significa que vamos usar todos os 47 processos em suas 10 áreas de conhecimentos, mas sim adotar e aplicar as melhores soluções de gestão para a empresa, neste momento e neste projeto.

Para ficar apresentado de uma forma mais visual, vou separar as análises pelas 5 categorias denominadas de grupos de gerenciamento de projetos, que conduzirá todo o desenvolvimento do projeto ao longo do seu ciclo de vida.

Para fundamentar melhor esta análise de caso, acho conveniente esclarecer as definições de cada categoria utilizando assim as definições estabelecida no PMI (2013), no quadro I abaixo:

ETAPAS

DEFINIÇÕES

Iniciação

- É o ponto de partida do projeto, tendo início com a ideia;

- Considera as metas preliminares e as ideias iniciais sobre custo-benefício, viabilidade, perspectivas, áreas problemáticas e abordagens alternativas;

- Define a proposta do projeto (justificativa, métodos propostos, benefícios e custos, etc;

 - Realização do estudo de viabilidade do projeto.

Planejamento

- Planejamento formal do projeto. Os objetivos devem ser esclarecidos;

 - A estrutura e a administração do projeto são planejadas e a equipe é selecionada;

- São criados planos de atividade, finanças e recursos e integrados com padrões de normas de qualidade, segurança, comunicação e administração;

 - Criação de planos de análise de progresso do ciclo de vida do projeto.

Execução

- Os planos são postos em operação;

- Cada atividade é controlada, monitorada e coordenada, seguindo os objetivos do projeto;

- São realizadas as análises de progresso e os planos são atualizados ou revistos;

Monitoramento e controle

- Verificação e controle do escopo, do cronograma, dos custos, da qualidade e dos riscos;

 - Gerenciamento da equipe do projeto;

- Relatórios de desempenho e gerenciamento das partes interessadas;

- Administração dos contratos;

Encerramento

- É a preparação para a conclusão e a entrega, atribuição de deveres e responsabilidades;

- Análise e avaliação do projeto.

Quadro I – Etapas do ciclo de vida de um projeto. Fonte: PMI (2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (332.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com