TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento e Fundamentos de Projetos

Por:   •  21/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno: Janaina Frontaroli Azevedo

Turma: 03

Tarefa: Análise de evento da CCC e DT produções.

Características do projeto 

Conforme proposto no enunciado do trabalho, a CCC optou por aduirir uma empresa de produções de eventos (DT Produções), pois não possui estrutura para execução de um projeto, como forma estratégica para divulgação de seus produtos e crescimento da marca, e também patrocinando eventos culturais. O plano inicial foi promover um evento musical com algumas bandas de rock dos anos 80 e conseguiram alguns apoiadores eu os auxiliaram no ramo alimentício.

Este tipo de evento é considerado um projeto, pois analisando o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), “um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enuanto as operações são contínuas e repetitivas.”

De acordo com o PMI (Project Management Institute), “Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo e, por isso, um escopo e recursos definidos. É único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas de um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular”. Deve ser administrado de forma aprimorada para demonstrar os efeitos dos resultados, conhecimentos e integração estabelecidos pela empresa dentro do valor orçado e do tempo planejado.

Analisando as etapas descritas para a realização do evento, identifico que ele se encaixa dentro das características de projetos do PMBOK e do PMI, possui progressividade, temporalidade e singularidade.

Progressividade: Foi definido o escopo do evento e desenvolvido em partes gradativamente, como por exemplo, foi definido que seria um musical com bandas de rock, no local Centro de Eventos FIERGS em POA, com empresas do ramo de fast food. A progressividade se caracteriza nos detalhamentos em que o projeto é submetido para maior entendimento do serviço.

Temporalidade: Foi informado na descrição do evento que ele ocorrerá no final do ano, dentro do planejado certamente terá data de início e fim, consequentemente sendo finalizando quando o objetivo for alcançado.

Singularidade: O evento é único e específico, foi destinado para apoiar eventos culturais focando em apresentações de bandas de rock dos anos 80, e não está ligado às atividades de rotina de empresas e também não faz parte do know-how da CCC fugindo da sua área de atuação, assim, atingindo o objetivo traçado e claramente possuindo a característica de singularidade em projetos.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

FASE

DESENVOLVIMENTO

OBSERVAÇÃO

Desenho

Pensar nos objetivos e nos prazos de forma realista, desenvolver o tema de abertura, explicar o projeto.

Foi iniciado o desenho com a compra da DT Produções, onde será a fonte para a execução, deve-se pensar no objetivo do evento, data, local e as atrações.

Preparação e Mobilização

O GP irá desenvolver o plano do projeto, são os grupos de processos e é nesta fase que começa a execução do que foi planejado.

Definir o que foi desenhado, fazer pesquisas e iniciar a preparação do projeto, realizar os ajustes finais para eu não haja imprevistos no dia do evento.

Evento

Colocar em pártica tudo o que foi desenhado, documentos que comprovem o projeto, acompanhamento da infraestrutura e documentos eu comprovem a evolução e execução do projeto.

Fazer um checklist para comprovar que o projeto teve evolução, realização do evento conforme o planejado.

Encerramento

ê realizado o encerramento formal do evento, comprovando que o objetivo do evento foi atingido com exito e foi realizado conforme o planejado.

Analisa as ações realizadas no projeto em si, resultados e elaboração de um documento para futuras consultas e avaliações.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Em uma organização, a estrutura organizacional se define de acordo com seus objetivos e estratégias, e as estratégias analisa a necessidade de priorização do projeto, assim podendo interferir nos recursos e execução dos projetos dentro da empresa.

Segundo o PMI (2017), “Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza para atingir seus objetivos. A estrutura organizacional interfere diretamente na autoridade e no poder do gerente de projetos em seu projeto e na sua organização”.

Possuem 3 tipos de estruturas nas organizações, segundo o PMI:

Estrutura funcional: A empresa funciona de forma hierárquica piramidal. Cada gestor é responsável por suas entregas, a comunicação é vertical e possuem especializações.

Estrutura Matricial: Nesta estrutura, há verticalização e horizontalização de funções. Possui a área de projetos na empresa com uma boa comunicação com as demais áreas, e geralmente está ligada à área de TI ou pode atuar como PMO.

Estrutura projetizada: Para o PMI, “O colaborador é alocado por um ou mais projetos e respondem diretamente ao gerente de projetos”.

É uma empresa especializada em projetos, neste modelo, a empresa é dividida por projetos e não por áreas ou departamentos. O GP tem total poder de decisão e autoridade dentro da organização, é responsável por gerenciar e realizar todos os projetos.

A CCC é uma empresa com Estrutura Funcional, pois possui uma forma tradicional de atuação, é dividida por departamentos ou áreas, verticalizada e hierárquica e são estruturados por base em funções e nas áres de conhecimento.

Já a DT Produções é uma empresa com Estrutura Projetizada, pois é especializado em execução de eventos, que se caracteriza em projetos e mantem o colaborador que possui um talento naquilo onde ele exerça uma atividade que gere valor.

Referências bibliográficas

DO VALLE, André Bittencourt...[et. al.]. Fundamentos do gerenciamento de projetos / André Bittencourt do Valle...[et al]. – 3. ed. – Rio de Janeiro : Editora FGV, 2014

http://www.tst.jus.br/web/gestaoestrategica/projetos

http://www.planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/subplan/gempar/manual.pdf

https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-conceito-de-estrutura-funcional-e-como-aplica-lo-no-seu-negocio/

https://sitecampus.com.br/serie-a-estrutura-organizacional-matricial-forte/

https://blog.even3.com.br/6-dicas-para-gestao-de-eventos/

https://www.questionpro.com/blog/pt-br/desenho-de-pesquisa/

https://www.trabalhosgratuitos.com/Exatas/Engenharia/Os-Fundamentos-Gerenciamento-de-Projetos-1531657.html

https://www.governancadeti.com/2011/03/gerenciando-projetos-com-pmbok/

https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx

https://escritoriodeprojetos.com.br/indice-guia-pmbok-6a-edicao

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81reas_de_conhecimento_(ger%C3%AAncia_de_projetos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/PRINCE2

https://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge

https://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Institute

https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_10006

https://brainstormdeti.wordpress.com/2010/06/08/estruturas-organizacionais-e-projetos/

https://uvagpclass.wordpress.com/2018/05/25/estruturas-organizacionais-e-suas-caracteristicas/

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/estrutura-projetizada-vantagens-e-desvantagens/

https://support.office.com/pt-br/article/qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a-entre-projetos-portf%C3%B3lios-fases-e-processos-d40b9d39-2647-4d70-9fb4-4e643ca9986d

https://pmpdigital.wordpress.com/2009/05/21/conceitos-fases-x-grupos-de-processos-de-gerenciamento/

https://www.gestaoporprocessos.com.br/qualadiferencaentreprocessoseprojetos/

https://administradores.com.br/artigos/definindo-o-ciclo-de-vida-dos-projetos-utilizando-e-diferenciando-fases-e-etapas

https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida

https://www.oficinadanet.com.br/post/14643-guia-pmbok-conceitos-iniciais

https://www.oficinadanet.com.br/post/14644-guia-pmbok-estrutura

https://www.youtube.com/watch?v=yn9D4W5--1Q

Acessados de 15/01/2020 à 18/01/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (821.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com