TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular: Os Fundamentos do projeto politico pedagógico da escola

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CLÁUDIA CRISTINA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR

UBERABA- MG

2015

Sumário

1-Introduçao 1

2- A escola e a sua historia 2

3 – A escola e a sua cultura 3

4- Os fundamentos do projeto politico pedagógico da escola 4

5- A pratica do projeto politico pedagógico no cotidiano da escola 5

6- Conclusão... ... 6

7- Referencias.................................................................................................... 7

INTRODUÇÃO

Esse relatório tem por objetivo relatar as observações do Estagio Curricular Supervisionado realizado no colégio sistema Francano de Ensino em Franca. Propiciou-me experiências, favoreceu minha formação contribuindo para conhecimentos realizados em teoria e pratica da educação infantil e o Projeto Politico Pedagógico no cotidiano do colégio.

A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

A Instituição Colégio Curumim foi fundada em dezembro de 1987 ,o governo Vigente da época era presidente José Sarney, o espaço físico da instituição.

Não possui nenhuma ligação com a política publica da época.

A escola atende a cem alunos de 1 a 10 anos ela também oferece níveis de

Berçário até o ensino regular fundamental. Possui 25 funcionários divididos

Entre eles: 22 professores, um servente, um secretária, um coordenadora pedagógica e uma diretora, todos com pós –graduação.

Esta localizada na Avenida Major Inácio 2.670, bairro São José, possui em sua volta pizzarias, bancos, padarias, MC Donald. Este colégio oferece atividades de ballet, futebol e também um parque. A escola é vista na comunidade como uma instituição que representa conteúdos curriculares cumpridos e principalmente conciliando os interesses das crianças com as exigências escolares.

A ESCOLA E SUA CULTURA

O colégio Francano Curumim está construído em uma área de 750,32 m² distribuídos entre salas de aula, secretaria, recepção, diretoria, salas de informática, laboratório, cantina, cozinha, pátio, quadra e subsolo. Possui salas com espaço amplo, com riquezas de matérias disponíveis, interessantes e estimulador para o desenvolvimento das crianças. As paredes são decoradas com trabalhos das crianças que expressão a identidade do grupo ao todo. As cores são fortes nas áreas do pátio, recepção e secretaria e tons claros nas salas de aula, laboratório e sala de informática. Nas salas de aula possui canto da leitura e também materiais pedagógicos como tintas, pincéis, massinhas guache e etc.

Existem espaços na área externa para as crianças andar, brincar, correr com facilidades para elas interagir com seus pares e adultos de maneira que sintam seguras e acolhidas. As mobílias são adequadas para cada idade proporcionando conforto e segurança aos alunos, elas são coloridas e muito modernas. Os professores gostam dos espaços fechados e abertos existe o equilíbrio para o aprendizado das crianças. O ambiente da sala de aula tem trabalhos feitos pelas crianças e também possui fotos delas exposto no mural da sala. O colégio Curumim é uma instituição que oferta e estimula uma educação com qualidade.

OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação o direito da criança o Colégio Francano de ensino formula o seu projeto politico pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização numa ação complementar a educação familiar e da comunidade. A metodologia de ensino é baseada na proposta sócia- construtivista e para o desenvolvimento do currículo é a de projetos participam toda a comunidade escolar e o trabalho é desenvolvido para atender ao interesse das crianças. A avaliação é presente em todo processo e a profissão da criança de constituirá em seu portfolio. Ó universo da criança, a realidade onde de encontra é inserida, sua criatividade e curiosidade é o ponto de partida da ação pedagógica que se propõe garantir à criança a conquista do espaço criador e gerador de conhecimentos proporcionam também excursões, festas, feira do livro, campanhas de solidariedade, exposições e tudo o que mais for necessário para que a criança tenha a oportunidade de vivenciar o conteúdo ministrado em sala de aula

A avaliação do desenvolvimento da criança é feita através da observação continua ,mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento em função de oportunidade e qualidade da vivencia proporcionadas. A crença e a pratica pedagógica são essencialmente baseados nos princípios epistemológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com