TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física II: Introdução à Ondas

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

Primeira Lista de Física III

1- Duas esferas de 5 g são carregadas igualmente e mantidas separadas por uma distância de 4 cm. Quando soltas, elas aceleram a 30 m/s2. Qual é o valor absoluto da carga de cada esfera?

2- Coloca-se no vácuo duas cargas elétricas iguais a uma distância de 2 m uma da outra. A intensidade da força de repulsão entre elas é de 3,6. 102 N. Determine o valor das cargas.

3-Cargas q, 2q, e 3q são colocadas nos vértices de um triangulo equilátero de lado a, como indicado na figura ao lado. Uma carga Q, de mesmo sinal que as outras três, e colocada no centro do triangulo. Obtenha a forca resultante sobre Q (em modulo, direção e sentido).

[pic 3]

4- Duas cargas puntiformes de 5 g, penduradas por fios de 1,0 m de comprimento, se repelem após terem sido carregadas com 100 nC cada uma, como mostrado na figura abaixo. Quanto vale o ângulo θ? Considere que o ângulo θ seja pequeno. Ɵ = 4,42º

[pic 4]           [pic 5]           

5- Qual é a força elétrica resultante sobre a carga A da figura ao lado? [pic 6]

6- Qual é a força [pic 7] exercida sobre a carga de 1nC da figura abaixo? Expresse sua resposta em módulo e orientação. Resposta: R = 1,778×10-4 N na horizontal para a direita.

[pic 8]

7- Duas cargas puntiformes de 3,0 g, penduradas por fios de 1,0 m de comprimento, se repelem após terem sidos carregados como mostrado na figura abaixo. Quanto vale a carga q? q = 7,46 × 10-7 C.

    [pic 9]

8- Quantos elétrons devem ser removidos de uma moeda para deixá-la com uma carga de 1,0 × 10-7 C?

9- Oito cargas pontuais cada uma com magnitude q, são colocadas nos vértices de um cubo s, como mostra a figura abaixo. (a) Determine as componentes x, y e z da força resultante que atua na carga localizada no ponto A devido a interação com as outras cargas? (b) Qual é o módulo e a direção da força resultante?  

[pic 10] 

10- Um corpo B, de massa igual a 4 kg e carga elétrica +6 μC, dista 30 mm do corpo A, fixo e com carga elétrica –1 μC. O corpo B é suspenso por um fio isolante, de massa desprezível ligado a uma mola presa ao solo, como mostra a figura. O comprimento natural da mola é L0 = 1,2 m e ao sustentar estaticamente o corpo B ela se distende, atingindo o comprimento L = 1,6 m. Considerando-se a constante eletrostática do meio k = 9 . 109 N.m2/C2, que as cargas originais dos corpos pontuais A e B são mantidas e desprezando-se os possíveis atritos, o valor da constante elástica da mola, em N/m, é: R- k = 200 N/m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (495.7 Kb)   docx (269.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com