TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE OBRA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  29/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 9

GERENCIAMENTO DE OBRA E SEGURANÇA DO TRABALHO

GERENCIAMENTO DE OBRA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Introdução a Engenharia Civil, no Curso de Engenharia Civil, na UNESC - Faculdades Integradas de Cacoal.  

Professor: Leandro Küster.

Cacoal,  2015

Atuação do Engenheiro Civil no Planejamento e Gerenciamento de Obras

            O papel do engenheiro começa desde o planejamento do projeto até a fase de acabamento da obra. É importante a presença do engenheiro nas compras dos materiais utilizados na obra, o treinamento específico dos funcionários, fornecer equipamentos de segurança individual de qualidade para os funcionários, o comprimento dos prazos estabelecidos para a obra e encarregar-se de evitar prejuízos, gerando lucros para empreiteira ou contratante. Outro ponto importante seria a formação de uma equipe, contratando outros profissionais capacitados para auxiliar e ajudar o engenheiro em toda fase de planejamento e execução da obra.

            Geralmente quando temos uma obra de médio ou grande porte há sempre uma equipe administrativa responsável em atender as necessidades da obra, dos engenheiros e dos funcionários. Neste setor administrativo há vários setores como o de compras, recursos humanos, financeiro e outros. No caso do setor de compras o engenheiro não pode estar a parte do que é comprado para a obra, pois as vezes a quantidade comprada pode ser maior ou menor do que o necessário, os materiais não são de boa qualidade ou são materiais caros, fugindo do cronograma orçamentário utilizado na obra.

           Após a fase de contratação dos funcionários é importante o treinamento de alguns deles em áreas específicas, cabe ao engenheiro providenciar isso. Alguns exemplos seria a utilização de máquinas mais complexas ou até mesmo o treinamento de um funcionário que está em um cargo mais inferior e pretende crescer, por exemplo, um ajudante de pedreiro que pretende ser um pedreiro ou um pedreiro que pretende ser um encarregado.

          A segurança no canteiro de obras deve ser uma prioridade e é dever do engenheiro providenciar e fiscalizar este setor. A compra de EPIs de qualidade é de grande importância, para que em caso de acidentes o equipamento suporte o dano causado, com isso, protegendo o trabalhador. Geralmente o responsável para fiscalizar este setor é um engenheiro especializado em Segurança do Trabalho ou um Técnico de Segurança, sua função constitui-se basicamente de fiscalizar se os funcionários estão usando os equipamentos de maneira correta, se estão trabalhando de uma forma cômoda e correta, cumprindo os intervalos de revezamento com aparelhos em que o movimento é repetitivo ou que exija muito esforço físico.

            Outros pontos muito importantes seria o cumprimento do prazo de entrega da obra e o orçamento exato evitando prejuízos e gerando lucros para a empreiteira. O cumprimento do prazo de entrega da obra é um fator importante, porém muito difícil de ser feito. Pois na execução de obras há vários contratempos que resultam no atraso no cronograma como, por exemplo, o atraso da entrega de materiais vindo de outras cidades ou até estados, problemas climáticos ou até em alguns casos greves de funcionários. Cabe ao engenheiro arrumar soluções para poder cumprir o prazo determinado como aumentar o número de funcionários, a utilização de máquinas para agilizar o serviço ou até mesmo aumentando os dias trabalhados e horas de trabalho por dia, conforme a lei já estabelecida. No caso de orçamento o engenheiro deve calcular a tabela orçamentária visando o pagamento da obra e lucros. Deve calcular-se para que não haja sobra e nem a falta de material, seu cálculo deve ser econômico e seguro, evitando a compra de materiais de má qualidade.

           Contudo, podemos observar que sem o planejamento e gerenciamento nas obras a execução fica quase impossível, podendo causar grandes prejuízos ou acidentes. A formação de uma equipe com pessoas responsáveis e capacitadas é essencial para que a obra não fique a mercê da sorte, mas sim da capacidade dos engenheiros e de toda sua equipe.

INTRODUÇÃO A SEGURANÇA DO TRABALHO

 

 

A construção civil é um dos setores que mais vem crescendo nos últimos anos. E junto com os benefícios que ela nos trouxe, também houve perdas. Ela é  caracterizada por apresentar um elevado índice de  acidentes de trabalho. Esses acidentes têm sido freqüentemente ligados a empresas negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras, e a funcionários displicentes que cometem atos inseguros, além disso, nos canteiros de obras são encontrados diversos fatores que podem se transformar em agentes de acidentes dos mais variados tipos: ferramentas de todos os tipos, máquinas em geral, equipamentos móveis, veículos, andaimes e plataformas, pisos em geral, escadas, enfim. As causas, entretanto, podem ser identificadas e eliminadas. A segurança do trabalho tem como responsabilidade primaria a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, estudando o ambiente de trabalho, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos que possam afetar a saúde dos trabalhadores. Ela é baseada em normas regulamentadoras que como objetivo implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança no ambiente.  Dessa forma podemos definir segurança do trabalho como sendo um conjunto de normas que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e garantir a integridade e capacidade do trabalhador. Veremos mais sobre essas normas adiante.

Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho

Existem registros históricos de algumas normas (NR) do código de Hamurabi, escrito pelo império Babilônico por volta de 1750 a.C. Uma dessas normas sobre responsabilidade profissional dizia que: “O arquiteto que construir uma casa que desmorone e cause a morte de seus ocupantes, será sentenciado a morte!”

No entanto hoje em dia no Brasil para garantir a segurança no trabalho e a responsabilidade profissional, existem 36 NR do Ministério do Trabalho (MTB), Foram aprovadas dia 08 de junho de 1978, pela portária nº 3.214. As Normas Regulamentadoras, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, o não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com