TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os desafios da Gestão no que tange a qualidade de vida e os fatores que podem interferir no planejamento e no gerenciamento da segurança trabalho

Por:   •  19/5/2018  •  Artigo  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  2.351 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia na Segurança, Comunicação e Treinamento (NPG 2117)

Tutora: Prof.ª Geórgia Gomes Vicente

Tema: Os desafios da Gestão  no que tange a qualidade de vida e os fatores que podem interferir no planejamento e no gerenciamento da segurança trabalho. 

O trabalho não poderá ultrapassar a 04 laudas no total.

Estrutura do trabalho deverá ser composta dos elementos pré textuais, textuais  e pós textuais. 

CAPA/ SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO (máximo 3 laudas) 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS  

O fato é que no trabalho, quem tem vontade de crescer, acaba diretamente influindo para que a empresa alcance resultados maiores, satisfazendo, assim, suas metas. E foi desse modo, que se começou a perceber que o resultado positivo nas empresas está diretamente direcionado ao desempenho do trabalhador.

No sentido de adquirir uma maior produtividade para suprir as demandas do mercado em expansão, as empresas tenderam a exigir muito mais do trabalhador, foi nesse sentido que se passou a olhar o trabalhador como uma das suas principais fontes de renda e assim surge estudos para aumentar a qualidade de vida no trabalho. As organizações, mais especificamente setores de recursos humanos, como uma estratégia de gestão, buscou a atender as necessidades individuais e coletivas dos trabalhadores, e por estar diretamente ligada aos fatores como a motivação, a satisfação, o bem-estar psicológico e físico e com produtividade no trabalho.  É por essa razão que os coordenadores de recursos humanos nas empresas, por exemplo, devem buscar o bem-estar de seus funcionários através de programas de Qualidade de Vida no Trabalho, que proporcionam ao indivíduo maior resistência ao estresse, maior motivação e relacionamento. Estes são alguns dos fatores que contribuem para avaliar a satisfação dos funcionários no seu ambiente de trabalho.

A segurança, saúde e higiene no trabalho, então, teve um maior espaço nos ambientes das empresas. Foi assim que se começou a preocupação em jornadas reduzidas de trabalhos e a qualidade no ambiente físico. A qualidade no ambiente físico é compreensível, visto que as pessoas passam a maior parte do tempo nas empresas e para fornecer aos funcionários melhor qualidade de vida, o local de trabalho deve se apresentar livre de riscos à saúde, assim como deve ser um ambiente de trabalho favorável para garantir o bem-estar e a saúde dos empregados.                

Em sumo, as empresas estão encarando os trabalhadores não apenas como mais uma “máquina”, como comparado à antigamente, mas sim, oferecendo condições para que se tornem seres humanos com uma maior qualidade de vida. Vê-se, então, a importância de existir uma alteração de pensamento dos gestores em relação ao investimento em melhorias na segurança ao trabalhador, tendo como retorno uma maior produtividade, e consequentemente um maior retorno financeiro.

Bibliografia

CAVASSANI AMARILDO PEREIRA. Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam as organizações. XIII SIMPEP.São Paulo,2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (360.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com